Transação entre Makro e Muffato ganha aval do Cade

16 Lojas Mudam de Dono

Curitiba (PR) – A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 16 lojas e 11 postos de combustíveis pertencentes ao Makro Atacadista pelo Grupo Muffato. Em seu parecer, o órgão concluiu que a operação não deve acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial. Para o Grupo Muffato, a transação está em linha com sua estratégia de expandir para outras localidades, marcando sua estreia na capital paulista. Já para o Makro, a venda das unidades está inserida na estratégia do grupo SHV de encerrar sua operação no Brasil. O acordo, anunciado em janeiro deste ano, inclui lojas nas cidades de São Paulo (Butantã, Interlagos e Lapa), Guarulhos, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba (Norte e Sul), Campinas, Mogi das Cruzes e Taubaté.

Além de chegar à capital paulista, o Grupo Muffato pode avançar no Ranking Abras – no qual está em 6º lugar -, após o acréscimo de 16 lojas à sua rede, com potencial de ultrapassar o Supermercados BH – que ocupa a 5ª posição. Entre os supermercadistas que mais crescem no Brasil, o Grupo Muffato é o 4º colocado, com alta de 17,15% em faturamento, para R$ 10,5 bilhões, segundo análise do Giro News. Hoje, a companhia atua em 31 cidades do Paraná e interior de São Paulo e, com o acordo, chegará a 11 novos municípios paulistas, abrangendo a Região Metropolitana e o interior do estado. A expectativa é que a transação acelere, principalmente, a expansão da bandeira Max Atacadista, que tem ganhado força no negócio.

Após a transação, o Makro Atacadista terá apenas 8 unidades, todas no estado de São Paulo. São elas: Vila Maria, Santos, Praia Grande, Ribeirão Preto, Bauru, Franca, Osasco e Campinas-Dom Pedro. Após anos de desmobilização de suas lojas no país, em 2022, o grupo SHV anunciou oficialmente a venda da operação da rede no Brasil, despertando o interesse de empresas como Grupo Pereira, Assaí Atacadista, Atacadão e Spani Atacadista. Ao final de 2022, informações de mercado sinalizavam que as dívidas do Makro acabaram afastando os possíveis compradores de sua operação brasileira. Com isso, a rede passou a avaliar novas possibilidades para a transação, como a venda fracionada das lojas.

Confiram mais em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity/

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: