Sapura muda posicionamento e passa a se chamar Seagems

Rio de Janeiro (SP) – No ano em que completa 10 anos de operação, a Sapura, empresa especializada em soluções em engenharia submarina, passa a se chamar Seagems (sea: mar; gems: pedras preciosas). O novo nome faz referência aos 6 navios PLSV da companhia, que foram batizados de: Diamante, Topázio, Ônix, Jade, Esmeralda e Rubi.

Estrategicamente, a empresa dará continuidade à entrega de todos os serviços em engenharia submarina, só que agora sob uma dinâmica mais organizada, traduzida nas frentes de trabalho Seagems Offshore e Seagems Solutions.

Essa nova estrutura organizacional busca um aumento de eficiência e flexibilidade para a empresa a partir da divisão entre as atividades de natureza técnica e operacional (realizadas nas embarcações), e as atividades administrativas (de gestão de projetos e de suporte às operações), que, além de servirem à própria Seagems Offshore, permitirão a expansão para projetos subsea de naturezas diversas, demandados por seus acionistas, clientes ou parceiros.

A equipe de mais de 1000 profissionais, divididos entre as suas embarcações e três escritórios (Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena), também continua a mesma, tanto nos níveis operacionais quanto nos cargos executivos, garantindo a excelência dos serviços prestados aos clientes.

A Seagems possui uma frota própria de 6 navios projetados para realizar operações de construção submarina, capaz de atuar em projetos de alta complexidade. Hoje, a firma detém 36% do mercado nacional de projetos de interligação e manutenção de dutos submarinos e, desde o início de suas operações, em 2014, mantém um alto nível de entrega operacional, com uma média de 97,6% de uptime.

Com mais de 1.600 projetos em seus quase dez anos, a companhia atua majoritariamente na exploração do pré-Sal, com 80% do tempo de atividade nas Bacias de Santos e Campos. A Seagems já realizou a instalação de MCVs, BAPs, Manifolds e Árvores de Natal Molhadas (ANM), além de mais de 3.600 km de tubulações flexível e umbilicais.

As embarcações da frota têm capacidade de armazenamento de até 4.000 toneladas de flexíveis. Cada navio conta com dois veículos submarinos controlados remotamente (ROVs) com capacidade de operar a até 3.000 metros de profundidade. Com essa tecnologia e uma equipe que mescla experiência e juventude, a empresa executa em média 12 projetos por mês para os seus clientes.

No que se refere à capacitação de mão de obra, 45% dos profissionais offshore que hoje trabalham na empresa foram treinados e desenvolvidos internamente para ocuparem suas funções. A Seagems também possui simuladores de Lançamento de Dutos e de operação em ROV no centro de treinamento próprio, equipamentos responsáveis pela capacitação de mais de 400 empregados nos últimos oito anos. Só em 2023, foram mais de 10 mil dias de treinamento ministrados. Em um escopo geral, mais de 2000 empregados já foram capacitados no Centro de Treinamentos SEA – Seagems Excellence Academy.

Todos esses indicadores explicam o baixo turnover da empresa, já que quase 50% dos empregados têm mais de seis anos de casa.

Confiram mais notícias em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity

LEIA GRÁTIS O LIVRO A PRAGA – ARMADILHAS

Capítulo 1 em:
Clique aqui https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2024/01/13/a-praga-armadilhas-capitulo-1/?preview_id=194006&preview_nonce=bf9377fcfa&preview=true

Use a aba Pesquisa para chegar aos outros capítulos. Busque A Praga.

ESSA É UMA HISTÓRIA REAL, QUE ENVOLVE O MUNDO CORPORATIVO. VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA DA praga SEM SABER

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário