Atacado distribuidor cresce 3,5% no primeiro trimestre de 2024

São Paulo (SP) – O atacado distribuidor brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2024 com crescimento de 3,5% frente ao mesmo período do ano passado. Os dados, revelados pela nova edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por apresentar o faturamento médio do setor, reforçam que o acumulado do ano está positivo.

“É um começo de ano promissor para o setor. Depois de iniciar janeiro com o orçamento mais restrito e comprometido com impostos e materiais escolares, a população passou a consumir outros produtos além dos básicos do meio para o fim do fim do trimestre. É, certamente, um reflexo do cenário econômico atual, com taxa de juros mais baixa e inflação controlada”, comenta Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

O mês de março, especificamente, apresentou crescimento de 3,2% frente ao mês anterior, fevereiro. Porém, na comparação com o mesmo mês de 2023, houve retração de -4,5%, puxada, principalmente, pela queda no faturamento de empresas que faturam acima de R$ 100 milhões/mês, explicada, em parte, por um ajuste no estoque.

Varejo

De acordo com dados da NielsenIQ, a semana de Páscoa, que em 2024 caiu entre 25 e 31 de março, representou crescimento expressivo acima de 20% nos canais supermercado grande e pequeno.

No mês de março como um todo, considerando o movimento nas mesmas lojas, sem a abertura de novos estabelecimentos, o Autosserviço Super Pequeno, principal cliente do setor atacadista distribuidor, cresceu 11% em valor, e 9% em volume em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No mesmo período, o Cash and Carry (C&C) apresentou queda em volume de -1,5% e a alta de apenas +1,6% em valor.

A boa performance do AS super pequeno foi puxada pelo Nordeste e Centro-Oeste. No Nordeste, o crescimento das vendas atingiu +21,6%, considerando-se a mesma base de comparação, marco de 2024 contra março de 2023. No Centro-Oeste, a alta foi de +17%.

Termômetro

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.

Confiram mais notícias em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity

LEIA GRÁTIS O LIVRO A PRAGA – ARMADILHAS

Capítulo 1 em:
Clique aqui https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2024/01/13/a-praga-armadilhas-capitulo-1/?preview_id=194006&preview_nonce=bf9377fcfa&preview=true

Use a aba Pesquisa para chegar aos outros capítulos. Busque A Praga.

ESSA É UMA HISTÓRIA REAL, QUE ENVOLVE O MUNDO CORPORATIVO. VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA DA praga SEM SABER

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário