Covabra Supermercados mantém índice ruptura abaixo de 1%

São Paulo (SP) – Mais eficiência nas operações, redução de perdas com aumento do faturamento e mudança de cultura organizacional, incentivando talentos internos, são alguns dos resultados que a rede Covabra Supermercados, atuante no Estado de São Paulo, obteve após implantação de sistema de gerenciamento de chão de loja da GIC Brasil, que atua em automação. Atualmente, a solução em pleno funcionamento nas 19 lojas da rede, no centro de distribuição e na sede administrativa. A empresa adotou o RUB em 2015 para solucionar situações que vinham gerando desafios na operação e que estavam impedindo um melhor desempenho nos lucros e resultados.

De acordo com Diogo Metzner, gerente de Suprimentos, Planejamentos e Controle de Manutenção do Covabra Supermercados, os inventários dos produtos em estoque eram feitos a cada três meses até então por meio de um serviço terceirizado, sem a velocidade e exatidão dos dados para auxiliar no planejamento, o que impactava em perdas, falta de previsibilidade e de padrão de armazenamento, levando, inclusive, os clientes a procurarem a concorrência.

A chegada do RUB na organização iniciou na unidade de Campinas John Boyd e, nas palavras do gestor da Covabra, em pouco tempo houve mudanças bem radicais. O ganho financeiro na operação foi sentido de forma concreta: com as perdas totais passando de 2,5% para 1,75% e a taxa de ruptura ficando abaixo de 1%. Outro ganho marcante foi na eficiência e na agilidade das operações. “O que antes era feito em 90 dias, com o RUB passou a ter periodicidade semanal, mensal ou trimestral de acordo com a categoria dos produtos”, relata Metzner.

Fazer a medição em tempo real permite a correção imediata de preços errados identificados na operação, impedindo que o consumidor procure a concorrência e mantenha sua confiança na empresa, destaca ele. O sistema RUB proporciona, ainda, o cruzamento de dois dados centrais que, no final, funcionam como balizadores para o sentimento de bem-estar do consumidor: o percentual de etiquetas erradas e o montante de valores devolvidos aos clientes por incongruência de preços de produtos.

Com planos de abertura de mais 5 lojas, nas cidades de Campinas (2), Paulínia (1) e Indaiatuba (2), a empresa já decidiu que o RUB será instalado nessas unidades antes das inaugurações.

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Autor: canalexecutivoblog

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