Um terço dos brasileiros não carrega mais carteira física, diz Adyen

São Paulo (SP) – Cerca de um terço dos brasileiros (31%) não carrega mais carteira física e realiza seus pagamentos digitalmente, segundo o Relatório Varejo 2024, da Adyen, empresa de pagamentos para grandes empresas, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios (Cebr).

Mais de um quarto (26%) das pessoas ouvidas acredita que a sociedade deveria acabar com o uso do dinheiro em 2025. E 31% consideram que o fim do dinheiro físico deverá acontecer entre três e cinco anos.

Com relação aos métodos de pagamento de compras online, as pessoas ouvidas querem maneiras mais simplificadas e rápidas. 18% dos brasileiros querem concluir suas transações em poucos cliques e com o mínimo de informações possível.

A pesquisa também investigou o uso de biometria. 30% dos respondentes usam impressão digital ou reconhecimento facial para autenticar transações online ou presenciais. A média global é de 18%.

O que as empresas estão fazendo

O Relatório Varejo 2024 aponta que 59% dos brasileiros não compram nas lojas físicas e 46% abandonam o carrinho online caso não seja possível pagar como desejam. E 27% dos varejistas brasileiros reconhecem que atender as expectativas é um desafio.

Apesar disso, 51% das empresas nacionais aceitam pagamentos via carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal. O percentual é quase o dobro (28%) da média global verificada pela pesquisa. E 25% dos varejistas nacionais permitem checkouts online com somente um clique – também acima da média global de 19%.

Sobre tokenização – tecnologia que converte dados dos cartões em códigos personalizados – 25% das empresas brasileiras já se adaptaram à solução contra 16% da média global.

O estudo aponta ainda que 27% dos varejistas brasileiros usam diferentes provedores de pagamento para transações online e na loja física. Isso mostra, segundo a pesquisa da Adyen, que existe um caminho para que essas empresas melhorem suas experiências de pagamentos e aumentem as taxas de autorizações de transações legítimas ao fazerem a unificação de pagamentos.

Metodologia

Durante os dias 15 e 29 de janeiro de 2024 o Relatório Varejo 2024 ouviu 38.151 adultos dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Brasil, Canadá, EUA, México, Austrália, Emirados Árabes Unidos, China, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura.

Desses, 2.003 foram consumidores brasileiros.

A pesquisa também ouviu varejistas. Neste caso, entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024 foram ouvidos 13.177 comerciantes dos mesmos países citados acima, sendo 518 eram empresas brasileiras.

Confiram mais notícias em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity

LEIA GRÁTIS O LIVRO A PRAGA – ARMADILHAS

Capítulo 1 em:
Clique aqui https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2024/01/13/a-praga-armadilhas-capitulo-1/?preview_id=194006&preview_nonce=bf9377fcfa&preview=true

Use a aba Pesquisa para chegar aos outros capítulos. Busque A Praga.

ESSA É UMA HISTÓRIA REAL, QUE ENVOLVE O MUNDO CORPORATIVO. VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA DA praga SEM SABER

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário