Venda de eletrodomésticos cresce 36% no primeiro trimestre

São Paulo (SP) – Em linha com a melhora nos indicadores macroeconômicos, o setor de eletroeletrônicos registrou alta de 36% nas vendas da indústria para o varejo nos 3 primeiros meses de 2024. Trata-se do melhor resultado em um primeiro trimestre nos últimos 5 anos, de acordo com Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros. Foram comercializados 25.548.013 milhões de unidades de eletrodomésticos no país ante a 18.752.554 milhões vendidas no mesmo período do ano passado.

“Este salto nas vendas é importante e muito motivador, pois pode indicar uma recuperação importante da economia caso essa performance positiva se mantenha nos próximos meses”, afirma o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Ainda segundo a Eletros, o bom desempenho do primeiro trimestre significa mais uma etapa de recuperação das perdas registradas pelo setor nos últimos anos e que trouxe algumas sequelas importantes para as indústrias instaladas no país.

O crescimento expressivo nas vendas do setor foi puxado pela alta demanda de Ar-Condicionado e Ventiladores, impulsionada pelas recentes ondas de calor. Não por acaso os setoriais que mais cresceram foram o de Ar-Condicionado, com resultado positivo de 82%, e eletroportáteis, que cresceram 43%.

As vendas de Linha Marrom, que tem os televisores como principal produto, também apresentaram bom resultado com crescimento de 17%, seguido do setorial de Linha Branca, que inclui geladeiras, fogões e máquinas de lavar, com desempenho positivo de 11%.

Ar-Condicionado cresceu 82%

Segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, o Brasil assistiu um crescimento surpreendente na demanda por estes produtos no primeiro trimestre de 2024 por conta das fortes o das de calor registradas no País. De acordo com a Eletros, o crescimento foi de 82% nas vendas com a comercialização de 1.505.483 unidades contra 825.134 registrada nos 3 primeiros meses de 2023.

Linha Branca cresceu 11%

A redução gradual na taxa de juros também influenciou o resultado das vendas no setorial de Linha Branca, que inclui produtos como geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogões, entre outros produtos fundamentais para a manutenção da rotina doméstica e que estão presentes na vida de todos os brasileiros. Com crescimento 11%, foram comercializadas neste ano 3.456.438 ante a 3.109.255 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023.

Linha Marrom cresceu 17%

As vendas da Linha Marrom, cujo principal produto são os televisores, cresceram 17% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 2.926.399 contra 2.504.594 no ano passado. Fatores como a queda nos juros, que por sua vez possibilitam melhores condições na tomada de crédito para aquisição de produtos de maior valor, influenciaram no resultado.

Portáteis cresceram 43%

As vendas de eletroportáteis cresceram 43% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 17.659.693 milhões de unidades contra 12.313.571 nos 3 primeiros meses de 2023. As fortes ondas de calor registradas recentemente também impactaram os indicadores de desempenho dos eletroportáteis, tendo em vista que a demanda por ventiladores influenciou estes números de forma significativa.

Confiram mais notícias em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity

LEIA GRÁTIS O LIVRO A PRAGA – ARMADILHAS

Capítulo 1 em:
Clique aqui https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2024/01/13/a-praga-armadilhas-capitulo-1/?preview_id=194006&preview_nonce=bf9377fcfa&preview=true

Use a aba Pesquisa para chegar aos outros capítulos. Busque A Praga.

ESSA É UMA HISTÓRIA REAL, QUE ENVOLVE O MUNDO CORPORATIVO. VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA DA praga SEM SABER

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário