São Paulo (SP) – O grande varejo farmacêutico vem observando um expressivo crescimento da categoria de genéricos. A venda desse gênero de medicamentos é a que mais avança nas empresas que integram a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com movimento próximo a R$ 4 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano.
Entre janeiro e abril, a receita com a comercialização de genéricos totalizou R$ 3,88 bilhões, o que representou um incremento de 15,8% frente ao mesmo período do ano passado. O percentual supera a evolução geral das vendas, que chegou a 14,9%.
O resultado segue a tendência registrada nos anos anteriores. Em 2023, por exemplo, os genéricos superaram pela primeira vez as cifras de R$ 10 bilhões e tiveram alta de 15,6% sobre 2022.
“Os indicadores são uma resposta da população brasileira, que adaptou seu perfil de consumo a partir de variáveis como a inflação e a queda na renda. E as grandes redes de farmácias, pela capilaridade, maior capacidade de gerenciamento de estoque e negociação com a indústria, conseguiram absorver essa tendência, consolidando-se como polos de saúde e atenção primária”, argumenta Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.
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