BTG Pactual e Itaú apostam em biometria comportamental

São Paulo (SP) – Em época de uso de inteligência artificial e deepfakes nas fraudes, a garantia da identidade e autenticidade de um cliente em uma transação financeira são os principais desafios para os bancos. É o que pontua Gabriel Borges, associate partner e global CISO do BTG Pactual.

Durante o Febraban Tech 2024 nesta quarta-feira, 26, Borges afirmou que há uma crise de autenticidade ante as novas tecnologias. Mas acredita que os bancos estão na frente desta jornada (contra os fraudadores), pois avançaram com a transformação digital: “Fomos obrigados a implementar ‘N’ soluções para garantir a identidade do cliente, como a biometria”.

Explicou ainda que as instituições agora avançam para a biometria comportamental, uma solução que colabora e cria “uma visão em 360 graus da identidade do indivíduo”, algo que vê como “bala de prata” para entender o comportamento do cliente.

Para Adriano Volpini, diretor de segurança corporativo e prevenção a fraudes do Itaú, a identidade digital do cliente fala mais que o seu documento. Por isso os bancos estão tentando “validar, autenticar e identificar” as identidades de maneira silenciosa e sem pedir muitos dados e senhas, por exemplo.

“Esse investimento (em entender a identidade do cliente) tem sido crucial para manter a segurança e evitar golpes no sistema financeiro. As relações digitais produzem a identidade que permite a nós termos relação de segurança com os clientes”, completou o executivo do Itaú.

Mesmo com o avanço na parte tecnológica dos bancos, Lincoln Ando, fundador e CEO da IDwall, afirmou que há um cenário tecnológico ruim do lado dos usuários que dificulta a validação da identidade dos clientes. Deu como exemplo os celulares antigos com qualidade da câmera ruim e sistemas operacionais defasados sem suporte do Google e da Apple: “Por isso é importante que empresas criem o próprio facematch (confirmação de identidade via biometria facial) para reduzir o falso/positivo mesmo quando a câmera é ruim”, relatou Ando.

Confiram mais notícias em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity

LEIA GRÁTIS O LIVRO A PRAGA – ARMADILHAS

Capítulo 1 em:
Clique aqui https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2024/01/13/a-praga-armadilhas-capitulo-1/?preview_id=194006&preview_nonce=bf9377fcfa&preview=true

Use a aba Pesquisa para chegar aos outros capítulos. Busque A Praga.

ESSA É UMA HISTÓRIA REAL, QUE ENVOLVE O MUNDO CORPORATIVO. VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA DA praga SEM SABER

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário