São Paulo (SP) – Segundo dados levantados pela TradeMap, entre as empresas do setor financeiro listadas na B3, as mulheres representam 14,6% da alta administração, há cinco anos esse mesmo percentual era de 8,2%. Já dentre as 50 empresas analisadas – 1.043 executivos (diretoria e conselho de administração, incluindo suplentes) – um pouco mais de 150 são mulheres. A falta de equidade de gênero no setor não é novidade, mas, paralelamente, há representantes femininas que têm rompido barreiras e construído legados de empoderamento para outras mulheres.
Empreendedoras, executivas, contadoras, educadoras financeiras. São muitas as inspirações disponíveis no mercado financeiro que vale ter o seu trabalho acompanhado de perto. Selecionamos cinco nomes que tem movimentado o setor e que merecem destaque em mais um Dia Internacional da Mulher:
Carolina Cavenaghi | CEO e cofundadora da Fin4she
Com 17 anos de experiência no mercado financeiro, Cavenaghi lidera projetos de promoção e protagonismo de mulheres no mercado, além de incentivar a independência financeira feminina. Depois de mais de 10 anos atuando como executiva na Franklin Templeton e após a chegada de seu segundo filho, fundou a Fin4She, empresa de impacto social que atua com o objetivo de impulsionar mulheres e empresas financeiras por meio de ações práticas de equidade de gênero. Até o momento mais de 20 mil mulheres e 40 empresas foram impactadas.
Flavia Palacios | CEO da Opea
Com passagens por grandes empresas do setor financeiro, como Itaú, Bradesco e Deutsche Bank, Palacios lidera atualmente a Opea, fintech que tem como objetivo tornar a gestão de ativos acessível e personalizada para todos. A plataforma utiliza tecnologia de ponta para realizar uma gestão automatizada e inteligente. Palacios já é reconhecida nacionalmente por sua atuação no mercado de securitização, tanto que participou ativamente da regulamentação e consolidação do mercado de securitização no Brasil, tendo coordenado a estruturação de mais de R$40 bilhões em operações.
Jessica Rios | Cofundadora da BlackWin
Responsável por fundar a primeira rede de investidoras-anjo negras do Brasil, Rios teve passagens por empresas como VOX Capital e BNDES, além de também ser investidora residente no Black Founders Fund do Google For Startups e membro do conselho do Pacto da Promoção da Equidade Racial. À frente da BlackWin, tem como objetivo criar fontes alternativas de capital para negócios liderados por pessoas negras e formas mais efetivas de gerar prosperidade para todos.
Patricia Moraes | Sócia fundadora e gestora da Unbox Capital
Há mais de quatro anos junto da família Trajano – da Magazine Luiza – Moraes deu um passo rumo ao empreendedorismo ao sair da JP Morgan para fundar a Unbox Capital, empresa de investimentos focada em companhias em estágio de growth. Com uma nova perspectiva sobre pessoas e negócios que evoluem juntos, a startup atua estabelecendo parcerias com empreendedores e investidores. Resumidamente, a Unbox compra fatias minoritárias de companhias de médio porte em que o fundador mantém uma participação relevante, ao passo que os investidores também possam contribuir com expertise na administração dos negócios.
Dina Prates | Educadora financeira e contadora
Com sua visão de uma educação financeira a partir de uma universalidade preta, Prates busca resgatar a história de mulheres e homens negros que há muito tempo movimentam a economia sem serem reconhecidos por isso. Como empreendedora, construiu seu próprio negócio de contabilidade e consultoria com a missão de transformar a vida de quem ainda não consegue olhar para além da sua própria realidade e se enxergar como uma pessoa com autonomia financeira ou dominando o universo dos investimentos.