
São Paulo (SP) – A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis, anuncia Mark Sanchez como o seu novo diretor sênior de Implantação de Data Centers. Graduado em Engenharia Eletrônica e com MBA pela DeVry University (EUA), ele fará parte do time de Engenharia e Construção da companhia após ter atuado por cinco anos na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), na qual gerenciou equipes e implementou data centers nos cinco continentes.
Com a responsabilidade direta de participar e liderar equipes no processo de design e projeto de data centers, bem como pelas atividades de instalação e ativação de sites em toda a América Latina, Sanchez ficará baseado em São Paulo e chega à Scala em um momento de crescimento acelerado. A companhia já investiu mais de R$ 6 bilhões em seus projetos na América Latina e prevê chegar a 500MW de capacidade distribuída nos próximos cinco anos, com operações no Brasil, México, Colômbia e Chile.
Mark conta com mais de 20 anos de experiência em missão crítica sendo 13 anos dedicados à indústria de data center, tendo participado da implementação de mais de 400MW de capacidade mundialmente. Na Oracle, atuou em projetos para ampliar a capilaridade de nuvem da gigante de cloud, passando de 5 para 40 regiões quando exerceu o cargo de gerente sênior de Construção de Data Centers nos mercados dos EUA, América Latina, Ásia-Pacífico e África. Também foi gerente de Programa Técnico Principal para construção de data centers, responsável pela implantação e entrega de infraestrutura em dez países, bem como por equipes de colocation, construção e cabeamento.
Ele ainda atuou como engenheiro de Instalações Críticas de Data Centers e gerente de Projetos Especiais na McKinstry e foi engenheiro de Infraestrutura de Data Center na DaVita. No Afeganistão, serviu como engenheiro de Combate para o Exército dos EUA, gerindo toda a infraestrutura de conexão de geradores e ar-condicionado nas bases localizadas em áreas de deserto.
A Scala foi fundada em 2020 e tem cinco data centers em operação, sendo três no Campus Tamboré, o maior da América Latina, localizado em Barueri (SP); um em São Paulo; e outro em Campinas (SP). Para 2023, a companhia planeja a construção de 11 novos data centers.