São Paulo (SP) – Num momento particularmente delicado para as startups, que sofrem para atrair recursos no atual cenário econômico, a Small Batches anunciou esta semana a captação de R$ 9 milhões junto a investidores. Detentora da marca de drinques engarrafados APTK Spirits, a holding recebeu o aporte de catorze investidores, entre eles Carlos Moura, ex-diretor-executivo do Campari Group no Brasil, Marcello Gonçalves, sócio da Domo Invest, e Ricardo Natale, fundador e CEO do Experience Club.
Foram 3 meses de captação, com o encerramento da rodada em janeiro deste ano. “Trouxemos como investidores nomes importantes”, comemora Luiz Paulo Foggetti, CEO da Small Batches. Segundo ele, parte dos recursos já foi aplicada em uma série de ações que fazem parte de seu ambicioso plano de expansão.
Crescendo a passos largos, o grupo registrou 291% de aumento no faturamento entre 2021 e 2022. Em outubro passado, anunciou a aquisição de 50% das operações da Destilaria Batista, em Sacramento (MG), uma das mais tradicionais do país. Com isso, aumentou sua capacidade fabril em vinte vezes, já tendo transferido para lá a produção de destilados da APTK Spirits, como vodca e gin. A marca de drinks engarrafados premium também ampliou a oferta de drinks produzidos na fábrica que mantém em São Paulo – entre as novidades do portfólio assinado pelo premiado bartender Alê D’Agostino estão o limoncello e, em breve, uma linha de angostura.
Com os novos recursos, a meta também é dobrar em 2023 o número de lojas da marca, que vendem não apenas os drinques como também utensílios e acessórios para coquetelaria, chegando a 29 endereços – o objetivo é somar 96 em três anos, combinando unidades próprias e outras no sistema de franquia. Outro braço do grupo é a Ice4Pros, maior fornecedora de gelos para a alta coquetelaria do país e que também recebeu uma fatia dos investimentos. Com isso, ampliou as fábricas que mantêm em Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado, já planeja abrir uma quinta e ainda se prepara para lançar novas linhas de produtos como gelos saborizados e também para refrigerantes.
Além das ações físicas, o aporte financeiro à Small Batches permitiu um aumento no capital de giro, bem como maior profissionalização do management da empresa. Foggetti credita os bons resultados a pilares como inovação e solidez na liderança. “Somos pioneiros no setor de drinks engarrafados e gelos para coquetelaria. E o mercado está absorvendo nosso crescimento.”