São Paulo (SP) – O Consumo nos Lares Brasileiros, indicador da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), teve alta de 1,07% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2022. Em relação a dezembro, houve queda de 14,81%. Segundo a entidade, janeiro de 2023 registrou a menor variação de queda no consumo na comparação com dezembro. “Este resultado de janeiro sinaliza que apesar da volta das atividades presenciais ou híbridas ao trabalho e a menor pressão inflacionária sobre a cesta de alimentos, o consumo continua centrado nos lares”, avalia Marcio Milan, vice-presidente Institucional e Administrativo da Abras. Para 2023, a entidade projeta crescimento de 2,5% no consumo.
O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – registrou estabilidade (+0,08%) em janeiro. O valor considera uma cesta composta por 35 produtos de largo consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. As principais altas foram: batata (14,14%), feijão (5,69%), tomate (3,89%), arroz (3,13%) e farinha de mandioca (2,75%). Na contramão, as principais quedas foram: cebola (-22,68%), carne bovina corte dianteiro (-1,93%), frango (-1,29%), óleo de soja (-0,46%), leite em pó (-0,45%), leite longa vida (-0,30%) e carne bovina corte traseiro (-0,12%).