Brasil está entre os 3 países com maior aumento salarial em 2022

São Paulo (SP) – O Deel Lab for Global Employment – consórcio de pesquisa e política da Deel, empresa global de RH- publicou hoje, 22, a terceira edição do Relatório sobre Contratações Globais, uma visão das tendências do mercado de trabalho mundial ao longo de 2022. A nova tiragem do estudo indica que o Brasil é o terceiro colocado no ranking de países que tiveram o maior aumento salarial em novos contratos globais de trabalho remoto em 2022, especialmente em cargos de criação de conteúdo, operações e financeiros.

O levantamento, que reúne dados agregados dos mais de 260 mil contratos da Deel e mais de 15.000 clientes em mais de 160 países, destaca que o Brasil apresentou um aumento de 15% nessa categoria, ficando atrás, apenas, da Índia (17%) e das Filipinas (37%). Além disso, o relatório ainda indica que os três principais países em número de profissionais contratados globalmente foram, respectivamente, Argentina, Brasil e Colômbia.

Um grande destaque dessa edição foi justamente o protagonismo da América Latina no cenário mundial, e na mudança no perfil de profissional buscado pelas empresas. Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil, diz que cargos não são mais tão restritos à área de tecnologia e novas profissões estão se destacando nas contratações; uma tendência impulsionada pelas possibilidades trazidas com o trabalho remoto. “Na Deel, acreditamos que as empresas que desejam contratar os melhores talentos não devem se limitar às fronteiras. O Brasil, por exemplo, é um dos países mais populares para se contratar talentos. Mas nele também há empresas brasileiras de diversos tamanhos que querem expandir para outros locais a procura por profissionais em outros mercados. No relatório, vimos como essa tendência é uma via de mão dupla”, explica Soares.

Nesse sentido, os países em que as empresas brasileiras mais contratam são Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos. Elas buscam, principalmente, desenvolvedores e engenheiros de software, executivos de vendas e de produtos.

Outros dados da terceira edição do Relatório sobre Contratações Globais apontam que:

No Brasil:

Em 2022 as profissões mais buscadas por empresas globais foram Engenheiros de Software, Estatísticos e Desenvolvedores de Software. 
Os países que mais contrataram talentos brasileiros em 2022 foram Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália.
60% dos profissionais brasileiros que trabalham para empresas internacionais possuem entre 25 e 34 anos. 
2% dos pagamentos de trabalhadores no país foram sacados em criptomoedas pela plataforma da Deel (um por cento a menos do que no primeiro semestre de 2022). As moedas mais escolhidas para o saque são: BTC (63%), USDC (19%) ETH (9%), SOL (7%) e DASH ( 2%). 

No Mundo:

A Contratação global manteve seu ritmo ao longo do ano, com 89% de todos os contratos globais feitos para funções remotas. 
Globalmente, as rescisões aumentaram no final do ano. Em janeiro de 2022, as rescisões representavam 28% de todos os contratos encerrados e, em dezembro, esse número cresceu para 42%. 
O saque de pagamentos em criptomoedas apresentou leve queda globalmente, caindo de 5% para 4%. Enquanto isso, na América Latina, esse número diminuiu de 67% para 64%.

“O modelo de trabalho global é a opção preferida de muitas organizações, mesmo em tempos de incerteza econômica. Ao mesmo tempo, os profissionais também estão procurando mais oportunidades em empresas multinacionais. Por isso, é necessária uma infraestrutura política para facilitar a contratação sem fronteiras, para reconhecer a existência dessa força de trabalho emergente e formalizar seu status legal, juntamente com os direitos e benefícios universais dos trabalhadores”, diz o professor Samuel Dahan, presidente do Deel Lab for Global Employment.

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: