Falhas de comunicação em TI afetam cibersegurança em mais da metade das empresas

comunicacao

São Paulo (SP) – Segundo pesquisa global encomendada pela Kaspersky, mais da metade (53%) dos gestores admitem que falhas de comunicação com o departamento ou a equipe de segurança de TI resultaram em pelo menos um incidente de cibersegurança em suas organizações.

A maioria dos executivos de outras áreas mencionou que sente uma baixa cooperação entre equipes diferentes (34%) e disse que a situação faz com que questionem as habilidades de seus colegas nas ocasiões em que a comunicação com o pessoal de segurança de TI não é clara (23%).

Ainda de acordo com recente pesquisa, as empresas gastam em média 37 dias e US? 2,4 milhões para detectar e se recuperar de uma violação de cibersegurança. Com o perigo em colocar uma companhia em risco por falhas internas, o levantamento da Kaspersky explora a comunicação entre equipes de segurança de TI e executivos não técnicos, com o objetivo de entender como eles enfrentam problemas para entender uns aos outros e obter insights sobre como a comunicação pode ser melhorada.

Segundo o estudo, 98% dos participantes brasileiros fora da área de tecnologia da informação presenciaram falhas de comunicação na segurança de TI. Em relação às consequências, na maioria das vezes, um ruído na comunicação gera atrasos importantes nos projetos e isso já ocorre em 64% das empresas do país.

Outros efeitos negativos registrados na pesquisa foram o desperdício de orçamento (62%), a perda de funcionários valiosos (60%) e a deterioração das relações entre as equipes (61%), fatores que demandam atenção não apenas em momentos de desafios, mas no cotidiano do trabalho.

Além de piorar os indicadores de negócios, a comunicação pouco clara entre os funcionários de segurança de TI também afeta o estado emocional da equipe e faz com que os executivos questionem as competências e habilidades desses funcionários de segurança, afetando o desempenho no trabalho.

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: