
São Paulo (SP) – O retorno dos eventos, festivais musicais, festas e torneios esportivos impulsionou o consumo de cerveja em 2022, que alcançou um volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, com crescimento de 8%. Em 2021, houve alta de 7,7%, segundo levantamento da Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja. Em faturamento, o setor teve crescimento de 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões.
De acordo com o Sindicerv, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo, com performance expressiva na comercialização de rótulos premium. A cerveja não alcoólica também foi destaque, com volume por litros de aproximadamente 390 milhões, o que corresponde a um crescimento de 37,6%. Skol e Brahma foram as marcas com maior volume de vendas no país, seguidas de Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.