
São Paulo (RJ) – A Kantar desenvolveu um estudo sobre como o processo de recuperação judicial da Americanas afeta o varejo brasileiro. A companhia tem uma dívida total de R$ 43 bilhões, dos quais aproximadamente R$ 875 milhões são para micro, pequenas e médias empresas. Nos últimos 12 meses, cerca de 20 milhões de lares brasileiros compraram na varejista. O número representa um crescimento de 13% na base de compradores em relação ao intervalo anterior.
Segundo o levantamento, algumas cestas de produtos devem ser mais impactadas pelas mudanças. O cenário deve afetar, por exemplo, a categoria de Higiene e Beleza, que é 41% mais relevante em valor na Americanas do que na média do mercado. A varejista também desponta nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou online. Já na Páscoa, ela representa 11% do volume vendido em chocolates no Brasil.
“Importante entender quais outros canais poderiam absorver essa demanda das Lojas Americanas. Por exemplo, para o consumidor das Lojas Americanas, o canal Super de Rede (grandes redes de supermercados) é 15% mais representativo em valor do que para a média do mercado”, analisa Rafael Kröger Couto, diretor de Análises Avançadas da Kantar.