São Paulo (SP) – A TopMed, empresa catarinense, executa, desde 2021, serviços de telessaúde no município catarinense de Lages. As soluções, implantadas de forma escalonada, contemplam diversas modalidades, desde o serviço pré-clínico até a teleconsulta em atenção especializada de Neurologia. O balanço é positivo e pode servir de modelo, assim como se somar a iniciativas semelhantes.
“O problema dos gargalos existentes nos serviços de saúde pública, referentes a demandas reprimidas para cirurgias, consultas com especialidades e alguns exames são históricos. O financiamento do Governo Federal para resolver essa situação crônica e de tanta gravidade tem um valor inestimável, uma vez que combaterá o aumento da morbimortalidade da população brasileira, que depende dessas enormes filas”, diz Renata Zobaran, médica e diretora de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed.
Como funciona
O serviço da TopMed de teleconsulta com o neurologista foi desenvolvido para acabar com a longa fila de espera que estava atrasando muitos tratamentos de pacientes locais. Além da plataforma online da TopMed, as pessoas também contam com uma sala de telessaúde especialmente equipada na Policlínica do município para fazerem a consulta a distância. Dessa forma, elas escolhem onde preferem receber o atendimento.
O projeto prevê o atendimento de 3 mil teleconsultas na especialidade. Desde o início do serviço, em 17 de novembro de 2022, mais de 200 teleconsultas foram realizadas, com taxa de 80% de resolubilidade, ou seja, somente 20% foram contrarreferências para a modalidade presencial.
Ainda no mês de novembro de 2022, foram disponibilizados ao município os serviços de Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade, como continuidade dos serviços de atendimento pré-clínico. Mais de 400 atendimentos foram realizados nessas duas modalidades, desafogando as portas do pronto atendimento de Lages.
Confiram em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity/