São Paulo (SP) – O Fórum Econômico Mundial e o C4IR Brasil estão apoiando pequenas e médias empresas (PMEs) da indústria de manufatura a iniciar a uso de dispositivos e sensores inteligentes, para modernizar suas operações. O objetivo é que estas empresas se beneficiem da colaboração entre a Plataforma do Fórum para Moldar o Futuro da Transformação Urbana e o Centro para a Quarta Revolução Industrial (C4IR) Brasil – organizações que trabalham para remover barreiras à adoção de a internet das coisas (IoT).
O C4IR Brasil, juntamente com o Ministério da Economia, o Governo do Estado de São Paulo e outros parceiros, desenvolveu um Protocolo de Ação para formuladores de políticas, que os capacita a apoiar pequenas empresas manufatureiras na adoção de tecnologias inteligentes. Sensores e dispositivos que simplificam, aceleram e automatizam a maneira como essas empresas trabalham as alinharão com empresas maiores e garantirão que elas permaneçam lucrativas e preparadas para o avanço tecnológico.
“Nosso objetivo é desenvolver uma política para apoiar este setor tão importante de nossa economia de maneira prática e acionável, criando um ambiente virtual para o ecossistema desenvolver e nutrir as PMEs em uma jornada consistente de adoção de tecnologia”, diz Marcos Vinicius de Souza, diretor Executivo da C4IR Brasil.
Os negócios que já aderiram a esta iniciativa tiveram vários resultados positivos:
Aumento médio de 21,6% na eficiência operacional
Mais de 192% de retorno sobre o investimento, em média
80% dos participantes declararam que continuariam investindo na adoção da tecnologia IoT mesmo sem subsídios financeiros do governo
“Os governos têm a oportunidade não apenas de reduzir as barreiras à adoção, mas também de ajudar a posicionar essas empresas para o sucesso em uma economia global em rápida evolução”, afirma Jeff Merritt, chefe do Centro de Transformação Urbana.
Os aprendizados deste trabalho são aplicáveis muito além das fronteiras do Brasil e atualmente estão sendo adaptados e testados em vários centros 4IR na rede global do Fórum, incluindo Colômbia, Cazaquistão, Arábia Saudita, África do Sul e Türkiye.
Desafio
As PMEs representam mais de 90% das empresas em todo o mundo e são responsáveis por cerca de 70% dos empregos e do PIB global. Essas empresas são os principais impulsionadores de oportunidades econômicas e mobilidade social, criando sete em cada dez empregos em mercados emergentes. Esses negócios viabilizam o ecossistema empreendedor e inovador local, pagando impostos locais e criando oportunidades econômicas na comunidade.
Em comparação com as PMEs, as grandes empresas (mais de 500 funcionários) têm seis vezes mais chances de acessar, analisar e aproveitar os grandes dados coletados de dispositivos ou sensores inteligentes.
Confiram em
https://canalexecutivoblog.wordpress.com
Confiram também em
https://www.linkedin.com/in/canal-executivo-blog-a35881b9/recent-activity/