
São Paulo (SP) – O mercado brasileiro de franquias superou, pela primeira vez, R$ 211 bilhões em faturamento, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O valor representa um avanço de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela entidade. Com isso, são 8 trimestres de crescimento ininterrupto. Frente a 2019, quando a receita totalizou R$ 186,755 bilhões, o avanço do franchising foi de 13,2%. Dentre os segmentos, destacam-se Hotelaria e Turismo, com alta de 24,5%; Alimentação – Food Service, que cresceu 21,5%; e Saúde, Beleza e Bem-Estar, com avanço de 21,5%.
Entre os principais fatores que contribuíram para este desempenho, estão o retorno do comércio e atividades presenciais, a recuperação da taxa de emprego e o avanço da digitalização e de outros canais de venda, principalmente o delivery. Em relação à expansão, o setor cresceu 7,8%, totalizando 184.354 unidades. O encerramento de operações ficou em 6%. “Com a melhora do quadro sanitário, assim como já observado em 2021, as redes retomaram seus planos de expansão. Desta forma, já estamos mais de 14% acima dos níveis pré-pandemia”, ressalta Tom Moreira Leite, presidente da ABF. O número de redes de franquias também registrou crescimento de 6,8%, totalizando 3.077 marcas no Brasil, contra 2.882 em 2021.
Para este ano, a associação projeta altas entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades e 4% em redes. “A nossa curva de crescimento, a expansão da base instalada e os investimentos e ajustes realizados nos últimos anos indicam uma trajetória positiva para o nosso setor, ainda que a pressão de custos, um consumidor com seu comportamento em constante transformação e acesso a crédito dificultado são desafios que permanecem”, conclui Tom.