São Paulo (SP) – A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, lançou a nova edição do Looking Glass, um guia anual que mapeia as principais mudanças impulsionadas pela tecnologia nos negócios a partir de 2023. O relatório busca oferecer a líderes do setor recomendações sobre como tornar suas empresas mais competitivas e disruptivas.
As seis lentes nas quais se organizam as tendências mapeadas no Looking Glass são:
Plataformas como produtos: foco em clientes para entregar valor. Para serem verdadeiramente eficazes e transformadoras, as plataformas devem ser desenvolvidas tendo como compromisso inegociável o valor para o usuário final.
Tecnologia hostil: enfrentando desafios de segurança, ética e privacidade. Para ser bem-sucedida, a inovação precisa obrigatoriamente mitigar os potenciais riscos da adoção de novas tecnologias.
IA como parceira: a popularização da inteligência das máquinas. As empresas devem considerar onde e como incorporar recursos de aprendizado de máquina, garantindo impacto tangível.
Criando o metaverso: explorando as fronteiras da interação digital. Tecnologias emergentes, como realidade estendida e aumentada, estão habilitando novas formas de conexão dentro das organizações e no mercado mais amplo.
Analisando a Web3: navegando pelos possíveis futuros da internet. O futuro da internet está sendo construído agora, e líderes de negócios devem contribuir com escolhas inteligentes e embasadas.
Acelerando rumo à sustentabilidade: respondendo à crise climática com tecnologia. A tecnologia não é apenas um elemento importante para a transformação sustentável, mas sim um agente impulsionador.
Web3
Para muitas pessoas, a Web3 é quase sinônimo de criptomoeda, NFTs e outras tecnologias blockchain. No entanto, a Web3 é melhor compreendida como uma coleção de blocos de construção que podem servir como base para um futuro mais distribuído da Internet.
Segundo a Thoughtworks, à medida que governos e organizações adotam conceitos como identidade descentralizada, as empresas devem avaliar cuidadosamente as tecnologias Web3 sob a ótica do valor tangível para clientes e se preparar para possíveis oportunidades comerciais.
A companhia diz que, para muitas empresas, as maiores oportunidades da Web3 provavelmente surgirão em torno da redução do atrito e da digitalização. O relatório ainda aponta que, se os aspectos de segurança e privacidade do blockchain forem abordados, o ganho em identidade distribuída e maior controle do usuário final pode criar para as empresas novas maneiras de manter a privacidade dos dados, conquistando assim a confiança e a lealdade de clientes na Web3.