Escola Lumiar prepara nova unidade na capital paulista

São Paulo (SP) A Lumiar, uma instituição que busca inovar em educação na cidade de São Paulo, vai abrir mais uma unidade na capital, no bairro da Vila Olímpia. O prédio, que passará por algumas reformas para que seus espaços atendam a proposta da Lumiar e possam potencializar sua metodologia, terá mais de 6.422,13m² e uma estrutura completa: com ambiente maker, sala de música, biblioteca, quadra e espaços comuns (flex halls).

A nova unidade da Vila Olímpia deve atender mais de 600 estudantes do ciclo Infantil 2 até o Fundamental 3. A Lumiar, cuja primeira escola foi fundada na capital paulista há dezenove anos, completará sua segunda década de existência inaugurando unidades também nas cidades de Santos, Campinas e Criciúma (SC), além de Bagdá, no Iraque.

Metodologia

Na Lumiar, os estudantes são protagonistas de seu processo de aprendizagem. A metodologia propõe um ensino baseado em competências, personalizado de acordo com os interesses das crianças e jovens, é bilíngue e integral, trabalhando, no entanto, todos os conteúdos obrigatórios a cada faixa etária. Seus pilares são: Tutores e Mestres; Currículo em Mosaico; Aprendizagem Ativa; Avaliação Integrada; Multietariedade e Gestão Participativa.

“Nossa metodologia se baseia no competency-based learning a partir do interesse das crianças. Isso já é uma realidade em muitos países. Não é coincidência que pessoas disruptivas como Elon Musk tenham criado escolas para seus filhos com a mesma filosofia e abordagem pedagógica. Na Lumiar a construção de autonomia pelo estudante, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e conteúdos desde o ensino infantil, é uma realidade que já tem resultados muito sólidos reconhecidos no mundo todo”, explica Lucas Mendes, CEO da Lumiar.

“As aulas, projetos e oficinas têm evidências de aprendizagem registradas em tempo real e feedbacks 360º sobre a participação e o desenvolvimento de cada estudante nas atividades. Esse “boletim do futuro” está disponível por meio da ferramenta própria mosaico, assim as famílias participam muito mais ativamente do processo de desenvolvimento das crianças. Além disso, a ferramenta permite que a escola tome as melhores decisões de personalização da aprendizagem com base em dados atualizados em tempo real ”.

O currículo da Lumiar contempla todos os conteúdos estipulados pelo MEC através das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, os estudantes egressos podem se adaptar a diferentes escolas e modelos, ao mesmo tempo em que os vindos de outras instituições se adaptam facilmente à metodologia da escola. “Nossos estudantes desenvolvem autoconhecimento e as habilidades necessárias para iniciar projetos pessoais e alcançar seus objetivos, como ganhar uma medalha em uma olimpíada de matemática ou criar uma banda de rock”, enfatiza Mendes.

Atualmente, a Lumiar é a única instituição latino-americana na lista de iniciativas transformadoras efetivas, de acordo com as classificações da Unesco, da Universidade de Stanford e da Microsoft, além de ser reconhecida pela OCDE como uma das metodologias mais inovadoras do mundo.

Outra importante novidade é que a Lumiar está abrindo oportunidades de trabalho. A escola vai oferecer ao menos 50 vagas e já começou o seu processo de recrutamento.

Publicidade

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

2 comentários em “Escola Lumiar prepara nova unidade na capital paulista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: