
São Paulo – A Whatslly, startup israelense pioneira na integração com foco em relacionamento entre WhatsApp e CRM, recebe aporte seed de US$ 11 milhões – mais de R$ 50 milhões – em rodada inicial de investimentos com a liderança do fundo de venture capital Zeev Ventures, que levou quase uma dúzia de empresas ao status de unicórnio e com a participação de nomes de influência, como Sérgio Fogel, co-fundador do unicórnio dLocal, GTMfunds e Base Partners. Esta última, uma gestora brasileira que investe globalmente em empresas de tecnologia como Zoom, Stripe e Nubank.
Diante do crescimento e popularidade das mensagens instantâneas, impulsionados pelo distanciamento social, a startup identifica no segmento a falta de visibilidade e distanciamento das interações entre empresas e seus clientes. Sendo assim, de maneira visionária, a tecnologia da Whatslly incorpora ao WhatsApp o serviço de CRM da Salesforce de forma a diminuir esta brecha entre as ferramentas principais do dia a dia dos times.
“Nossa solução permite acessar e gerir as informações de seus clientes em tempo real, pelo WhatsApp, permitindo com isso beneficiar os três principais públicos: o usuário com ganhos de produtividade, relacionamento e efetividade; o cliente na personalização das tratativas e da melhoria da experiência como um todo e o gestor, possibilitando visualizar, entender e atuar com mais transparência e com recursos de inteligência artificial as etapas do seu ciclo de vendas”, comenta Deborah Wanzo, brasileira co-fundadora da Whatslly.
Curiosamente, a startup nasce em um ambiente digital a distância, uma vez que Deborah, residindo no Brasil, e Yanir Calisar, de Israel, sedimentaram o negócio por mensagem de texto, sem antes terem se conhecido presencialmente. Hoje, o principal foco da Whatslly é resolver o ponto crítico para diversas empresas em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde 80% dos usuários utilizam o serviço do WhatsApp para se comunicar com as companhias e 57% já utilizam a plataforma para compra de produtos e serviços.
“Mesmo com ambições globais, o Brasil tem se destacado como a principal oportunidade para a Whatslly no mundo – uma vez que o País é o segundo maior mercado para o WhatsApp e este tem se consolidado como o canal de comunicação e vendas preferido entre consumidores e empresas. O crescimento expressivo da Whatslly é uma comprovação de que a solução que criaram com a startup deixa esta relação ainda mais forte e eficiente”, afirma Eduardo Latache, general partner de Base Partners.
De olho no mercado nacional e latino-americano, a startup pensa em expandir o negócio em todas as frentes e em outros canais, além de criar centenas de empregos até o próximo ano. Desde a implementação de sua tecnologia, a empresa já detém mais de 70 clientes, como XP Investimentos, Telefônica (Vivo), Hotmart, Edenred (dona da Ticket), Volkswagen, Empiricus (do Grupo BTG), além de milhares de usuários em 35 países.
A Whatslly é uma parceira oficial do AppExchange da Salesforce que conecta o WhatsApp (tanto comum quanto o Business) no Salesforce. A falta dessa integração proposta pela Whatslly, até então, exigia que representantes comerciais inserissem (no melhor dos casos) manualmente as informações importantes no CRM – plataforma de gerenciamento do relacionamento com clientes – ocasionando a perda de um tempo precioso na hora de fechar negócios. “A solução se diferencia das populares plataformas de chatbots e de envios massivos, já que é focada no relacionamento. A junção da plataforma da Salesforce com o WhatsApp otimiza o futuro da gestão das companhias do País, ressignificando a maneira de interagir e engajar com os clientes, de forma simples, rápida e confiável”, comenta Calisar, CEO e co-fundador da Whatslly.