VETBR inaugura CD em Mato Grosso e acelera expansão

São Paulo – A VETBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do País, abre o seu primeiro centro de distribuição (CD) em Mato Grosso para atender criadores de animais de grande porte. Com a inauguração no Centro-Oeste, a VETBR ingressa no maior mercado de gado de corte do País e segue a estratégia de expansão definida pelo Aqua Capital, investidor da empresa desde 2017 e maior gestora de private equity especializada em agronegócio da América Latina, para conquistar novos mercados e assumir a liderança em saúde animal no Brasil.

O novo CD, que levou investimentos relevantes, terá capacidade para 700 posições paletes. Localizado no distrito industrial de Cuiabá, nas margens da BR-364, a principal rodovia do município, o centro é estratégico para a VETBR, para abastecer de medicamentos veterinários e produtos de saúde animal o maior mercado produtor de gado de corte do Brasil e, ainda, atender novas fronteiras da pecuária na região Norte.

“Estamos montando uma operação para ser o maior distribuidor especializado de produtos de saúde animal do Brasil. Nossa estratégia é posicionar a VETBR em locais estratégicos e promover o crescimento em escala”, diz o executivo Antônio Fontes Machado, presidente da VETBR.

Com a nova implementação, a VETBR chega ao total de 11 mil metros quadrados de área para armazenamento, que abrangem mais de três mil tipos de itens ofertados em todo o País, entre medicamentos e nutrição para animais de pecuária e de companhia. Além do centro mato-grossense, a VETBR construiu no primeiro semestre deste ano um CD de 1.000 m2 em Brasília (DF) e ampliou o centro de Goiânia (GO), de 800 para 1.800 m2. A VETBR ainda conta com outros 3 CDs (Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo), além de 2 cross dockings, um na cidade mineira de Contagem e outro em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Desde a chegada do Aqua Capital, com a aquisição majoritária da empresa Casa da Vaca, a VETBR quintuplicou seu faturamento, de R$ 80 milhões para R$ 400 milhões projetados para o fechamento de 2021. Além do crescimento orgânico, a VetBR apostou em aquisições e diversificação dos negócios. Ainda em 2017, iniciou a distribuição com o parceiro Farmina, empresa de alimentos pet, marcando sua participação no segmento de pet food brasileiro, o terceiro maior mercado do mundo que cresce a taxa de dois dígitos por ano.

Com uma série de aquisições no segmento pet, como as empresas Alfa Distribuidora, de Minas Gerais, em 2018, e Gretha, de São Paulo, em 2019, houve expansão da capilaridade que equilibrou o perfil de vendas da VETBR, com metade do faturamento originada na área de pecuária e a outra metade no segmento de animais de estimação. Hoje, a VETBR é a única empresa no Brasil com vendas para lojas agropecuárias e pet com portfólio de produtos técnicos e especializados.

“Fortalecemos a estrutura de capital da VETBR, transformação e profissionalização para a empresa consolidar sua posição na demanda crescente de produtos de saúde agropecuária e pet de todo o País”, diz Enrico Zito, Operating Partner do Aqua Capital.

Apesar dos desafios provocados pela crise pandêmica na economia mundial desde 2020, o mercado de saúde animal e food segue em expansão no Brasil. No segmento de agropecuária, por exemplo, o preço da arroba do boi alcançou patamar historio em junho de 2021, favorecendo as vendas de medicamentos veterinários. Já no pet food, destaque para o avanço do número de doações de animais de companhia pelo brasileiro, que potencializa as vendas de vacinas e ração.

“Nesse contexto, a VETBR está apoiada nos pilares de forte estrutura de vendas, ampliação no mix de produtos e maior aproximação das indústrias parceiras de produtos de saúde animal para ganhar market share”, conclui Antonio Machado.

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Uma consideração sobre “VETBR inaugura CD em Mato Grosso e acelera expansão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s