Turistas brasileiros terão Tax Free digital em Portugal

São Paulo – A Global Blue, empresa líder mundial na gestão de operações Tax Free, anuncia o início da operação do eTaxFree para turistas brasileiros em Portugal, a partir desse mês. O processo é integralmente digital, facilita o processo de reembolso do IVA – imposto sobre as mercadorias compradas em solo português -, evita filas de espera no balcão da Autoridade Tributária no aeroporto e traz mais conforto e rapidez no balcão da Global Blue.

Segundo Renato Lira Leite, diretor geral da Global Blue em Portugal, “o eTaxFree traz uma grande vantagem para os turistas, que poderão fazer a validação instantânea do reembolso do IVA nos diversos quiosques eletrônicos disponíveis nos aeroportos portugueses. Além disso, torna o processo de validação e reembolso mais seguro, possibilitando à Alfândega detectar precocemente padrões suspeitos de atividade fraudulenta”.

O processo se inicia no momento da compra em lojas participantes à rede Global Blue, quando o turista apresenta o passaporte e obtém o formulário Tax Free, que dá o direito ao reembolso posteriormente. A utilização do sistema eTaxFree acontece em um dos quiosques instalados nos aeroportos, nos quais o turista escaneia seu passaporte e cartão de embarque. O sistema comunica as informações à Autoridade Tributária portuguesa em tempo real e responde com um sinal verde ou vermelho. Com sinal verde, o processo está validado e basta seguir até o balcão da Global Blue para receber o valor do reembolso. No caso de sinal vermelho, é necessário que o turista vá até o balcão da alfândega portuguesa para uma inspeção alfandegária.

Brasileiros estão entre os principais compradores em Portugal

A solução digital da Global Blue chega em um momento que o turismo de compras ganha crescente importância para a economia portuguesa, já sendo considerado pela Organização Mundial do Turismo o segmento com maior potencial de crescimento. Dados do Turismo de Portugal mostram que 12% dos turistas que visitam o país são provenientes de países externos à União Europeia e representam 21% do total das receitas turísticas.

Turistas vindos do Brasil, Angola, Moçambique, China e EUA são os mais relevantes no turismo de compras em Portugal. O brasileiro é o segundo que mais consome, atrás apenas do angolano, e gasta em média US$ 276 por compra. Os chineses, por sua vez, lideram o valor da compra média, com US$ 788. “Este novo sistema contribui para a valorização do turismo local e fará com que os turistas brasileiros levem de Portugal uma experiência ainda mais simples, ágil, cômoda e positiva”, conclui Lira Leite.

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s