Grupo Bitcoin Banco investe em compliance e tecnologia

O Grupo Bitcoin Banco, primeiro do mercado brasileiro especializado em investimentos com criptomoedas, está reforçando o investimento em tecnologia e em processos operacionais para proporcionar mais segurança, transparência e agilidade nas transações. “Queremos oferecer mais confiança aos clientes em um mercado de grande volatilidade e que ainda não é regulamentado pelo sistema financeiro nacional”, explica Johnny Pablo Santos, diretor de Administração, Finanças e Gestão de Riscos, e responsável pela área de compliance da empresa.

Para isso, o grupo, composto pelo Bitcoin Banco, pela exchange NegocieCoins, pela imobiliária Inspira Imóveis e pela empresa de sistema de pagamentos com criptomoedas, a OpenCoin, aposta em alguns controles provenientes do mercado financeiro tradicional, como o acompanhamento de transações, o “conheça seu cliente” e a solicitação de documentos de identificação para realização de cadastro.

“O acesso do cliente à conta é feito por meio de senha e token. Em toda transação é solicitado um PIN, que, por medidas de segurança, só pode ser alterado após a resposta a três perguntas”, explica Santos. Ele ainda estuda a possibilidade de envio de SMS para os clientes, tornando obrigatória a autenticação em dois passos e a automação de validação de cadastros.

A empresa atua em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, que visa a oferecer informações adequadas e um atendimento ágil. Em poucas horas, o cliente pode solicitar e receber os valores de uma transação realizada pelo banco. O cliente do grupo tem ainda a ajuda de especialistas que fazem uma análise do perfil de investidor e oferecem dicas sobre os melhores investimentos a serem realizados.

“Os nossos contratos de compra e venda de criptomoedas dão a formalidade e transparência que os nossos clientes merecem, garantindo direitos e deveres para ambos os lados”, explica o diretor jurídico do grupo, Ismair Júnior Couto.

Além de oferecer atendimento personalizado aos clientes, a área de compliance também busca a conformidade dos processos do grupo com as leis e os regulamentos vigentes. Se necessário, realiza auditorias, reforça os controles e monitora transações que incluam indícios de lavagem de dinheiro e qualquer tipo de fraude.

Caso qualquer irregularidade seja detectada, a área atua para mitigar riscos à empresa e a outros clientes. O trabalho é feito em conjunto com o departamento jurídico, também responsável pela análise de contratos e pareceres que subsidiem decisões vitais para a empresa.

O grupo também vem realizando investimentos em tecnologia para oferecer mais segurança e agilidade na realização das transações de criptomoedas em sua exchange, a NegocieCoins. “Quanto mais automatizados forem os nossos processos, menor será a probabilidade de erros em nossas operações”, explica Santos.

A corretora utiliza os serviços em nuvem do Amazon Web Services, que oferece infraestrutura escalonável e que pode aumentar a capacidade de processamento conforme a demanda, evitando qualquer tipo de atraso no acesso a informações estratégicas.

Já a ferramenta da CloudFare oferece proteção contra ataques maliciosos na plataforma da NegocieCoins, como a injeção de SQL, ataques de negação de serviços (DoS) e outras ameaças. O Google Authenticator protege a conta do cliente por meio da verificação em duas etapas feitas pelo telefone e da geração de um código próprio.

Para complementar a segurança em suas plataformas, a plataforma da Comodo oferece criptografia em todo o site da empresa por meio do certificado digital SSL de 256 bits, evitando golpes de pishing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s