Bureau Veritas amplia atuação no setor de Infraestrutura

São Paulo – O Grupo Bureau Veritas, que atua em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), amplia sua atuação no setor de infraestrutura a partir deste mês no Brasil. A empresa passará a realizar a Inspeção Acreditada em projetos e obras de infraestrutura, que através de requisitos técnicos, apontará a conformidade de estudos de viabilidade, dos projetos de engenharia, além dos processos de execução das obras nos empreendimentos.

A regulamentação de inspeção de projetos e obras de infraestrutura é um projeto da Secretaria Especial do programa de Parcerias de Investimentos (SSPI), órgão ligado ao Governo Federal, e as empresas certificadoras terão sua atuação acreditadas pelo Inmetro.

Além de contribuir para assegurar que os projetos tenham qualidade técnica, fiquem dentro do prazo e sem elevação de custos, a inspeção acreditada também tem como finalidade tornar mais eficientes os processos de avaliação e aprovação dos projetos do PPI – Programa de Parcerias de Investimento pelo Governo.

“A Inspeção Acreditada é uma forma de resgatar a confiança no mercado de construção e infraestrutura, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Inicialmente, o mecanismo é facultativo, mas pode ser tornar regra futuramente”, avalia Luiz Buff, vice-presidente de Construção & Infraestrutura do Grupo Bureau Veritas para América Latina.

Após a verificação de conformidade, os empreendimentos receberão um selo de qualidade do Grupo Bureau Veritas, que terá sua atuação acompanhada pelo Inmetro. Esse selo impactará na liberação de financiamentos e de licenças ambientais, por exemplo, sendo que financiadoras, seguradoras, poderes públicos e órgãos licenciadores podem solicitar a apresentação desse documento em seus processos.

Além da confiabilidade e segurança, a verificação da multinacional francesa também traz mais previsibilidade de cronograma e de orçamento, comprovando a capacidade técnica de uma empresa para a execução de um empreendimento.

As inspeções atendem às portarias 367 do Inmetro – 20/12/2017 e NIT – DIOIS 022 – Rev0 – janeiro/2018 e à normal internacional NBL-IEC 17020 de 2012.

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s