Projeto Busca.Legal vence fase latina de competição da IBM

São Paulo – Tornar o complexo processo de classificação fiscal mais acessível, diminuindo riscos de penalidades devido a problemas com a NCM (código adotado pelos países membros do Mercosul para definição de tributos e questões aduaneiras) é o objetivo do Busca.Legal Classificador Fiscal. Utilizando a base de dados da Systax, empresa de inteligência fiscal e única detentora de um acervo com mais de 3 milhões de regras tributárias, o projeto foi vencedor do desafio Watson Build, promovido pela gigante IBM.

Esse foi o primeiro desafio cognitivo da IBM, projetado exclusivamente para parceiros comerciais. Na primeira fase, a IBM recebeu mais de 1.300 parceiros inscritos de sete regiões do mundo: Ásia Oriental, Ásia Ocidental, Europa, Japão, África, América Latina e América do Norte. Na segunda fase, as soluções selecionadas foram escolhidas para progredir para a próxima etapa, em que os parceiros criaram protótipos funcionais para demonstrar esses produtos e serviços cognitivos com mentoria de especialistas da IBM. O Busca.Legal CF saiu vencedor entre projetos de toda América Latina e agora irá disputar a etapa mundial em Nova Iorque, no dia 02 de novembro.

Por meio do Busca.Legal CF, descobrir a NCM do produto passou a ser muito simples, isso porque a tecnologia junta diversos bancos de dados e passa a informação de forma rápida ao usuário, utilizando a inteligência artificial como um facilitador do processo. “Queríamos dar mais poder ao profissional da área fiscal. Para isso, desenvolvemos uma ferramenta que o auxilie de maneira ágil e inteligente”, explica Fabio Rodrigues, sócio da Systax e um dos idealizadores do Busca.Legal CF.

Por enquanto, o protótipo do Busca.Legal CF funciona para empresas brasileiras, mas o projeto pode ser facilmente expandido para outros países, já que a estrutura básica da NCM segue um padrão global. “Isso significa que este produto hoje é nacional, mas apenas numa adaptação de conteúdo conseguiríamos transformá-lo em um produto para inúmeros países”, comenta Rodrigues.

O Busca.Legal vai representar toda América Latina em Nova Iorque. A expectativa, além de atingir empresas no Brasil, é que ele se torne uma aplicação da IBM. “Um dos objetivos é que a IBM inclua isso em seu portfólio. Eles possuem uma plataforma chamada IBM Cloud, que conta com várias APIs. Queremos que o Busca.Legal CF esteja disponível para todos os clientes da IBM, que poderão consumir essa informação”, finaliza Rodrigues.

Publicidade

Autor: canalexecutivoblog

Notícias do mundo corporativo para quem decide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: