Empresas buscam soluções inovadoras em rodada com pesquisadores e cientistas

Tecnologias inovadoras desenvolvidas pelas universidades públicas – Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) – serão apresentadas em uma inédita rodada de negócios com empresas durante a 4ª edição do InovaCampinas, evento de empreendedorismo e inovação, que será realizado no próximo dia 25 de outubro, na Expo D. Pedro, em Campinas-SP.

Juntas, as três universidades inscreveram 159 tecnologias, de um total de 184 ligadas a outras diversas instituições. Com a proposta de conectar empresas que buscam soluções inovadoras ao que tem sido produzido nas universidades e instituições, a rodada de negócios dá a essas tecnologias a oportunidade de serem canalizadas para o mercado.

A iniciativa é considerada inédita por contemplar exclusivamente projetos de pesquisadores e cientistas. Para isso, conta com o apoio da Rede Inova São Paulo, que tem atuado na articulação com os NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) do estado e ligados às essas instituições. A iniciativa tem apoio também da Agência de Inovação Inova Unicamp e da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), responsáveis pela realização do evento.

Já a organização das reuniões é realizada pelo movimento 100 Open Startups, que possui uma metodologia que conecta as tecnologias inscritas às empresas interessadas pelo cruzamento de dados e interesses em comum. Uma pré-agenda está sendo definida para que as reuniões ocorram durante o InovaCampinas, no formato de “speed dating” (encontro rápido), com grandes empresas líderes. As tecnologias inscritas estão em processo de seleção.

Durante o InovaCampinas também será promovido o Demoday 100 Open Food Techs, em parceria com a FoodVentures, com o objetivo de conectar, de forma relevante, grandes empresas e startups do setor focadas em gerar oportunidades de negócio no setor de alimentos durante o Inova Campinas (www.openstartups.net/events/foodtechs2017/).

“De modo geral, as universidades encontram dificuldades em apresentar essas tecnologias ao mercado, por não ter um canal estruturado. Na nossa plataforma é possível encontrar diretamente os executivos e ambos iniciarem uma discussão sobre como alavancar isso”, explica Bruno Rondani, CEO e fundador do movimento 100 Open Startups. Essa mesma metodologia “matchmaking” é aplicada na conexão entre empresas e startups e tem apresentado resultado significativo.

Para a Rede Inova São Paulo essa será uma importante oportunidade de garantir a conexão das pesquisas ao mercado, fomentando assim oportunidade de novos investimentos e valorização da produção científica e tecnológica. “Nosso apoio tem sido feito em direção ao estímulo de parcerias e à ampliação da relação do mundo acadêmico com o mercado. Temos que pensar grande, promover a inovação e avanço nas fronteiras do conhecimento”, afirmou o coordenador executivo da Rede InovaSP, Milton Mori.

A professora e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Marli Leite de Moraes teve sua tecnologia inscrita na rodada de negócios. Desenvolvida há cerca de dois anos na Unesp – campus Araraquara e Botucatu – ela vê essa proposta como grande oportunidade. A tecnologia, já patenteada, é um sensor que identifica a existência da cisticercose bovina, uma espécie de verme bastante comuns nesses animais. “Os frigoríficos só identificam esse elemento no animal após o abate, fazendo com que o boi seja totalmente descartado”, explicou. O sensor identifica essa doença, permitindo que o animal seja tratado e abatido em condição saudável. A tecnologia, contudo, prevê uma solução inovadora e debaixo custo – de R$ 5,00 a R$ 10,00 por animal. “Nós esperamos que uma empresa se interesse por essa tecnologia, que é brasileira, e seja usada no mercado. Acredito que hoje 90% das pesquisas desenvolvidas hoje nas universidades não sejam aproveitadas”, disse.

Arena Open Innovation

O movimento 100 Open Startups reunirá as principais grandes empresas líderes abertas a cocriar com +100 startups de base tecnológica e +100 tecnologias das principais ICTs do Estado de São Paulo na Arena Open Innovation. Mais informações: http://www.openstartups.net/events/inovacampinas2017/.

Serviço:

InovaCampinas: dia 25/10, na Expo D.Pedro, Campinas-SP

Inscrições abertas para atividades gratuitas e aquisição do “Passaporte Empreendedor”: http://www.inovacampinas.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s