Startup usa neurônios artificiais para sugerir melhor manejo em agricultura

A LabMet, startup com sede em Jaboticabal, no interior paulista, desenvolveu um sistema de suporte à decisão que simplifica, reduz custos e otimiza o sistema agrícola de produtores rurais e empresas agrícolas. A solução inclui uma rede de estações meteorológicas próprias, de baixo custo, que monitora e realiza a previsão online de condições climáticas e que são conectadas a algoritmos de inteligência artificial como as redes neurais artificiais.

O sistema agrega dados históricos do microclima, análise profunda de solo e da cultura para indicar, de forma simples e intuitiva, informações sobre como e quando plantar, irrigar, pulverizar e colher. A LabMet está sendo acelerada pelo Sevna Startups, aceleradora de startups hospedada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto.

A plataforma se utiliza das chamadas Redes Neurais Artificiais, que são modelos estatísticos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e são capazes de aprender (machine learning) e realizar reconhecimento de padrões. É esta tecnologia que torna a ferramenta capaz de utilizar informações de clima, solo e da cultura para prever condições para a lavoura e sugerir o melhor momento e forma de manejo para etapa da cultura.

“Já firmamos parcerias com usinas da região, temos clientes que cultivam grãos e estamos com um projeto-piloto junto a produtores de amendoim de alta tecnologia no interior de São Paulo”, afirma João Trevizoli Esteves, fundador da startup e engenheiro agrônomo pela Esalq/USP. “Os resultados têm mostrado economia e produtividade, ajudando o produtor na tomada de decisão”, afirma o empreendedor que cursa mestrado no programa de Produção Vegetal na área de Agrometeorologia na Unesp de Jaboticabal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s