Operação da PF ajudou a derruba preço das carnes, segundo GfK

São Paulo – Recente estudo da GfK, uma empresa de pesquisa de comportamento de consumo, constatou em sondagem realizada em mais de 300 estabelecimentos (super e hipermercados) em todo o País, que houve uma queda expressiva no preço de todos os tipos de carne (bovina, suína e de frango), em especial da carne vermelha, desde o final do ano passado. Porém, essa baixa nos preços se intensificou ainda mais a partir da Operação Carne Fraca e da Delação da JBS, nos meses de abril e maio de 2017, respectivamente.

Observando a queda do preço por quilo, as carnes de frango, bovina e suína tiveram uma variação mensal de maio para junho de -3,2% para carne bovina, -1,6% para carne suína e -2,1% para a carne de frango. Já na variação mensal de junho para julho, a queda foi de -2,4%, -2,6% e -1,6% respectivamente. “Essa baixa nos preços ainda é mais relevante, quando observamos o acumulado de 2017 para frango (-12,5%) e carne bovina (-7,3%), muito menos acentuada no caso da carne suína (-1,3%)”, explica Marco Aurélio Lima, diretor executivo da GfK.

A variação entre as regiões pesquisadas apresentou uma diferença significativa também. A região nordeste (0,1%) quase não apresentou impacto, principalmente pela situação atual de clima, com excesso de chuva no litoral e falta de chuva no interior dos estados. “De acordo com o estudo, as regiões Centro Oeste e Norte, apresentaram uma expressiva queda de -15,4% em todos os tipos de carne.”, ressalta Marco Aurélio.

Região

C.OESTE e NORTE

-15,4%

SUL

-7,5%

SUDESTE

-6,7%

NORDESTE

0,1%

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s