Mercado de realidade virtual vai quadruplicar em quatro anos, aponta a IDC

As receitas mundiais de realidade virtual e aumentada (VR e AR, respectivamente) vai crescer a um índice maior que 100% ao ano até 2021, de acordo com dados da IDC. Os gastos totais em serviços e produtos do setor devem alcançar US$ 11,4 bilhões este ano, subindo para US$ 215 bilhões ao fim do período, uma taxa de crescimento anual composta de 113% ao longo dos próximos quatro anos.

De acordo com a consultoria, os setores que vão puxar o crescimento serão varejistas, manufatura e de consumidor final. Mas em algumas regiões, como na Ásia/Pacífico, educação e transporte puxam o investimento este ano. Já nos Estados Unidos, o segmento de consumo será ultrapassado por governo, construção e serviços, entre outros setores, ao longo da previsão.

O segmento de consumo será dominado por jogos AR e VR em toda a previsão, com gastos totais atingindo US$ 9,5 bilhões em 2021. Os casos de uso que vão ver o crescimento mais rápido no período de previsão são laboratório e de campo (166,2%), terapia e reabilitação física (152,0%), e manutenção de infraestrutura pública (138,4%).

Os analistas da IDC avaliam que a AR/VR está ganhando forças nos ambientes comerciais e a expectativa é que essa tendência continue a acelerar. Conforme hardwares de próxima geração começam a aparecer, as empresas ganham capacidade para explorar softwares e serviços de ponta, dando espaço para a realidade virtual e aumentada crescer.

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