Motorola aumenta “QI” de câmeras para segurança pública

O nível de “aprendizado” automático dos dispositivos da Motorola aumentou com a recente parceria fechada com a Neurala, empresa especializada em inteligência artificial. O objetivo? Mesclar os softwares dessa última com as câmeras de nova geração da Motorola. O mercado foco são os gestores de segurança pública e a ideia é equipar, por exemplo, a polícia com ferramentas que acelerem o encontro de crianças desaparecidas no meio de multidão, assim como a identificação de pessoas com comportamento suspeito.

Na prática, a câmera inteligente, turbinada com os softwares da Neurala, “aprende” a identificar o objeto ou a pessoa de interesse. Essa característica, conhecida como aprendizagem incremental, também ajuda a reduzir o risco de “esquecimento catastrófico” que acontece quando uma rede neural esquece seu treinamento anterior. A aprendizagem incremental também contribui para otimizar os níveis de precisão e diminuir latência para aplicativos de inteligência artificial em tempo real voltados à segurança pública.

Tornando ainda mais fácil: a foto de uma criança desaparecida – tirada no celular do pai, por exemplo – pode ser o começo da busca inteligente: uma vez fornecida para o sistema de câmeras ela é repassada para o sistema de inteligência artificial das câmeras de segurança pública, que reconhecem o aspecto da criança. Assim, a busca é otimizada.

Inicialmente, a Neurala irá trabalhar com a Motorola Solutions para construir um protótipo que permita aprendizado em tempo real para buscas de pessoas. A Motorola Solutions Venture Capital, braço de investimentos estratégicos da empresa, foi um dos principais investidores para o financiamento da Série A da Neurala, anunciado em janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s