Terex lança guindaste de esteiras para terrenos difíceis

Versatilidade é o conceito adotado pela Terex para o desenvolvimento do novo modelo de guindastes sobre esteiras da marca, concebido para trabalhar em áreas de difícil acesso e com topografia irregular, como aclives e declives. Trata-se do guindaste Demag PC 3800-1, uma versão do modelo de lança treliçada CC 3800-1, de 650 toneladas curtas (toneladas americanas) de capacidade, que foi concebido para reduzir os prazos e custos de mobilização do equipamento nos canteiros de obras.

A grande vantagem do guindastes de esteiras em relação ao sobre rodas é sua elevada capacidade de carga, que estes últimos compensam ao possibilitar a movimentação de cargas menores, em curtas distâncias. Dessa forma, os modelos de esteiras ficam reservados para a elevação de grandes cargas, operando em modo estacionário. Devido ao peso do equipamento e do material movimentado, eles exigem uma preparação prévia do solo, para que o terreno suporte as cargas envolvidas na operação. O solo também precisa ser nivelado, de forma que as inclinações não ultrapassem a 0,3 graus.

Já o modelo Demag PC 3800-1 requer apenas a preparação de quatro pontos no terreno para apoiar seus estabilizadores, também conhecidos como patolas. Além disso, o solo não precisa ser nivelado, pois os cilindros de estabilização podem compensar diferenças de planicidade de até 2,1 graus, quando o equipamento está patolado na configuração de 12 por 12 metros. Ele também pode patolar em configurações de 14 por 14 metros e de 16 por 16 metros, oferecendo diferentes possibilidades em termos de capacidade de carga e alcance da elevação.

Dessa forma, o equipamento praticamente trabalha sobre um pedestal, dai sua denominação de PC em contraposição à configuração CC (de crawler crane ou guindaste sobre esteiras). Com isso, a empresa reduz drasticamente o tempo de preparação do terreno, o que se traduz em ganhos de prazo e de custos na mobilização do guindaste. Devido a sua elevada estabilidade, o PC 3800-1 pode operar em áreas cujo layout dificultaria a movimentação de um equipamento sobre esteiras convencional, como montagens em refinarias e usinas eólicas ou a construção de pontes, que sempre exigem mobilizações próximas a rios e barrancos.

Outra característica do PC 3800-1 é a facilidade de transporte em relação aos guindastes sobre esteira convencionais de seu porte. Isto porque a Terex desenvolveu um sistema que adapta o corpo do equipamento sobre carretas tradicionalmente usadas para deslocar o equipamento até o canteiro de obras. Para atender à legislação rodoviária, que impõe limites de carga por eixo, a carreta pode se converter em uma linha de eixos compatível com as diferentes marcas de implementos disponíveis no mercado.

Segundo a Demag, o equipamento pode ser adquirido como um guindaste completo ou apenas o carro com sistema de estabilizadores, para adaptação no modelo CC 3800-1 ou em seu antecessor, o Superlift 3800. Para facilitar a instalação do carro com os estabilizadores – ou pedestal – no guindaste de esteiras, a Terex disponibilizar um sistema de engate rápido entre as partes da máquina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s