Aloo Telecom aumenta capacidade da malha óptica do Nordeste

A Aloo Telecom, considerada uma das principais empresas do setor de telecomunicações do Nordeste, escolheu as soluções de fibra óptica, voz e dados da Corning Incorporated (NYSE:GLW) para apoiá-la no projeto de consolidação, a princípio nas capitais do Nordeste Brasileiro – região onde a Aloo já detém ampla infraestrutura.

Com 3 mil clientes corporativos nos setores público e privado, a companhia alagoana de fibra já cobre 14 estados brasileiros. Neste projeto, a Aloo realiza a aquisição de soluções de conectividade de rede passiva da Corning com o objetivo de atender a clientes corporativos.

A estrutura de rede de fibra óptica implantada pela Aloo Telecom oferece aos usuários transporte de dados com qualidade e eficiência via banda larga, VoIP (Voice over Internet Protocol – tecnologia que permite a transmissão de voz por IP) e o protocolo MPLS (Multiprotocol Label Switching – que viabiliza múltiplos serviços de rede sobre uma infraestrutura compartilhada).

Os dois primeiros contratos firmados com a Corning aconteceram em 2015 para projetos em Alagoas (Maceió e Arapiraca) e Sergipe (Aracajú) e incluíram a compra de soluções de distribuição como caixas de emenda e terminação, cabos drop e caixas ópticas pré-conectorizadas. Ao todo, a empresa implantou mais de mil portas de acesso que levaram conexão a hospitais, maternidades, prefeituras, escolas, delegacias, entre outros locais.

A capilaridade provocada pelo aumento do número de clientes exigiu planejamento diferenciado da rede, tornando necessária a alteração da topologia point-to-point (P2P) para point-to-multipoint (P2M). Essa decisão resultou na otimização do uso da infraestrutura de cabeamento, possibilitando tanto a maximização do alcance do serviço como a viabilização operacional.

O mercado de provedores regionais é um nicho bastante importante. No Brasil, eles têm se destacado cada vez mais por levar a banda larga a mais regiões, muitas delas não consideradas, inicialmente, os principais alvos das grandes operadoras de Telecom. De acordo com dados da Anatel, em janeiro deste ano, os ISPs regionais (Internet Service Providers) foram responsáveis por cerca de 80% dos novos acessos fixos à internet no país, sendo que a categoria ativou 40% dos novos usuários registrados ao longo de 2016. Segundo a Corning, a tecnologia predominante entre os ISPs regionais atendidos pela companhia, em 2016, foi a FTTH/GPON.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s