Metso aposta em serviços, em novo segmento e na renovação da indústria para crescer

São Paulo – A Metso, empresa de tecnologia de ponta no processamento consciente e responsável de recursos naturais tem grandes desafios para este ano. A empresa, que é finlandesa e está no Brasil há 98 anos, sempre foi reconhecida por suas atuações na indústria de mineração, papel e celulose, construção e Oil&Gas – setores onde tem expressiva participação. Atualmente a aposta é no crescimento de suas áreas dedicadas às indústrias de fertilizantes e de serviços, responsáveis por grande parte do faturamento da Metso – a expectativa da companhia é crescer mais de 10% em 2017, mesmo diante do cenário econômico desafiador.

Segundo o vice-presidente para a Metso Brasil, Marcelo Motti, a empresa vem efetuando nos últimos anos uma série de investimentos e também prospectando novos mercados – um exemplo é a atuação no segmento de fertilizantes -, um setor relevante para a Metso. “Pretendemos atuar como um importante player na indústria de fertilizantes, nos posicionando como um fornecedor que pode agregar novas tecnologias e serviços. Já iniciamos com diversos provimentos para grandes clientes e players internacionais”. Motti destaca que o objetivo principal neste segmento é reduzir o custo operacional das empresas, melhorando a performance dos equipamentos já existentes ou instalando equipamentos com tecnologias inovadoras.

“Como o mercado de fertilizantes passou por um processo de consolidação nos últimos anos, nos concentraremos principalmente em atender as empresas com soluções diferenciadas e com uma robusta estrutura de projetos e de tecnologia de processos, suportando os clientes na busca constante de competitividade em seus mercados de atuação”, comenta.

Seguindo a projeção de crescimento e de investimentos, a área de serviços da Metso deve expandir a atuação também dentro das indústrias de mineração, que contam com equipamentos operando há vários anos – e que agora demandam atualizações tecnológicas para que possam manter a performance operacional adequada -, bem como a divisão de válvulas da empresa, também conhecida como flow control.

“A indústria como um todo necessita atualizar seus parques fabris preservando os investimentos já realizados, buscando sempre ser mais competitiva. Dessa forma, se torna cada vez mais imperativa a conexão do parque industrial com as novas tecnologias, como o armazenamento em nuvem, por exemplo. Estamos apoiando as empresas no desenvolvimento tecnológico e inserindo-as na era da indústria 4.0, tecnologia que veio para ficar e é mais que apenas equipamentos com tecnologias embarcadas”. A Metso atua no monitoramento a distância, não apenas dos equipamentos, mas também de processos produtivos. Esta é uma tendência que vem se consolidando rapidamente na indústria brasileira e a torna mais competitiva globalmente.

A companhia também sempre investiu em seus colaboradores e nos profissionais de seus clientes. De acordo com Motti, o capital humano das empresas é outro fator primordial para a Metso. “Temos ministrado diversos treinamentos para os clientes e entendemos que esta demanda deve aumentar nos próximos ciclos. Hoje com mais de 50% do corpo de colaboradores na área de serviços, asseguramos nosso posicionamento de uma empresa de tecnologia em equipamentos com foco em buscar o melhor serviço prestado na indústria de processamento”. Para apoiar seus clientes nesta transição e adaptação de novas tecnologias, a Metso conta com uma equipe técnica totalmente treinada e com amplo conhecimento dos processos do cliente. “Quando falamos de serviços, o conhecimento técnico é um dos nossos principais diferenciais”, afirma o executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s