Mais nova startup canadense também é brasileira

O Brasil vem se firmando como um celeiro de ideias inovadoras para o mercado internacional. Um exemplo desse cenário é a TokenPet, startup voltada para o universo pet que foi lançada em Ottawa, no Canadá, neste mês. A empresa foi idealizada por Flávio Banyai, líder de inovação da Astéria, empresa brasileira que fornece soluções digitais.

O objetivo da TokenPet é proporcionar tranquilidade para donos de animais de estimação. Para isso, a empresa desenvolveu medalhas para coleiras que permitem que os donos façam um cadastramento online das principais informações de seus cachorros. Esses dados podem ser utilizados para localizar o animal, caso ele se perca, e para que ele receba tratamentos específicos, caso necessário, enquanto aguarda ser resgatado.

Além de garantir a segurança dos animais, o produto dá ao dono acesso a uma rede de benefícios do universo pet – a TokenPet já fechou parcerias com as principais redes de petshops da região, além de marcas de ração e seguradoras com planos específicos para animais de estimação da América do Norte. A empresa também oferece aos usuários acesso a uma rede social voltada para apreciadores desse mercado com diversas dicas e um guia completo para cuidado e tratamento de cada raça.

A startup saiu do papel em uma das missões de negócios das quais Banyai participou em Ontário, principal província do Canadá. Seu objetivo, na ocasião, era conhecer o ecossistema atrativo da região para empreendedores que, como ele, buscam acesso a capital de risco e investimentos para seus projetos, aceleradoras de negócios especializadas e praticidade para abertura de uma nova empresa, bem como regulamentação e incentivos do governo para empresas que já nascem vinculadas ao desenvolvimento tecnológico.

Durante a missão, o empreendedor brasileiro conheceu George Borovec, coordenador de inovação e consultor de startups do Invest Ottawa, segundo maior centro de inovação do Canadá, que apostou na ideia e, junto aos outros dois sócios da Astéria, investiu no projeto.

Após 5 meses de desenvolvimento e cerca de C$ 350 mil investidos, a startup foi lançada no dia 15 de maio e já conta com mais de 400 usuários registrados em todo o Canadá e também nos estados do Arizona, Califórnia e Nova York, nos Estados Unidos. Esses primeiros clientes foram conquistados, principalmente, com vendas para grandes empresas do continente norte-americano, onde a cultura de ‘pet parenting’ é bastante difundida e incentivada – até mesmo dentro dos escritórios.

“O mercado de Ontário exerceu papel crucial no desenvolvimento do projeto. O capital de risco disponível para investir em novas ideias e a facilidade de conectar-se com diferentes mercados do Norte foram grandes diferenciais para o surgimento da TokenPet”, ressalta Flávio.

A empresa tem como meta atingir, em dois anos, 50 mil usuários e a cifra de C$ 100 milhões em faturamento. O Brasil é visto como um potencial mercado para tornar-se o hub de operações na América do Sul durante as próximas etapas de desenvolvimento do negócio, Europa e Austrália também são mercados potenciais que a TokenPet já planeja se inserir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s