60% das corporações consideram a adoção de blockchain

Um novo estudo da Juniper Research revela que quase 6 em cada 10 (57%) grandes corporações estão considerando ativamente ou estão no processo de implantação da tecnologia blockchain.

Quase 400 fundadores, executivos, gerentes e TI da empresa responderam ao Blockchain Enterprise Survey. Entre as empresas que atingiram o estágio PoC (Prova de Conceito), dois terços (66%) esperavam que a cadeia de blocos fosse integrada em seus sistemas até o final de 2018.

Usando os dados da pesquisa, o relatório identificou empresas que, por exemplo, estão usando blockchain para registro de terras e como moeda fiduciária digital, mas que cada uma dessas oportunidades, a escala e a variedade de barreiras eram significativas.

A pesquisa afirmou que as empresas que mais se beneficiam da cadeia de blocos incluem aqueles com:

Uma necessidade de transparência e clareza nas ações;
Uma dependência atual dos sistemas de armazenamento legado em papel;
Um alto volume de informações transmitidas.

No entanto, a Juniper argumentou que, embora a percepção de blockchain e seus benefícios tenha aumentado drasticamente nos últimos 12-18 meses, havia o perigo de que as empresas pudessem buscar a implantação de blockchain sem ter considerado as opções alternativas. De acordo com o autor da pesquisa, Dr. Windsor Holden: “Em muitos casos, a mudança sistêmica, ao invés de tecnológica, pode ser uma solução melhor e mais barata do que a cadeia de bloqueios, o que poderia potencialmente causar perturbações internas e externas significativas”.

Na verdade, a pesquisa descobriu que as empresas podem ter subestimado a escala do desafio blockchain. Para questões como a interoperabilidade, a proporção de entrevistados que expressaram preocupações aumentou progressivamente à medida que as empresas avançam para a implantação total.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s