Combate à corrupção muda perfil de profissionais de compras

O combate à corrupção é hoje uma exigência de toda a sociedade. Consumidores estão mais conscientes e, diante disso, as empresas também precisam se adequar aos novos tempos. A mudança no perfil do comprador deixa de ser apenas uma questão de melhoria dos processos e de ganhos financeiros e passa a ser de vital importância para a imagem da empresa. A implantação de programas de governança corporativa e política de compliance, cada vez mais comum dentro das organizações, está obrigando os setores de compras a mudarem suas práticas, deixando para trás velhos hábitos e encontrando novas formas de se relacionar com o mercado. Muitas vezes, o volume de dinheiro que passa pelas mãos do comprador pode chegar a dois terços do faturamento da empresa. Transparência, rotatividade de fornecedores e processos rígidos de auditoria fazem parte dessa nova realidade.

Diante de tudo isso, o profissional dessa área ganhou destaque e visibilidade, passando a ser reconhecido com um parceiro estratégico importante para todo o processo produtivo. Quem trabalha com compras precisa estar sempre atualizado e bem informado – pronto para realizar análises técnicas, financeiras e tributárias, além de possuir habilidades como alto poder de negociação, facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos.

Atento à crescente demanda por profissionais especializados nessa área, o comitê de compras da Amcham – Brasil (Câmara de Comércio Americana) de Curitiba (PR) enxergou a necessidade de mudança no perfil dos profissionais existentes no mercado e se uniu a grandes empresas para desenvolver, na Universidade Positivo (UP), um MBA que atendesse à expectativa do mercado.

“O principal diferencial do curso está justamente no fato de que o conteúdo foi estruturado a partir deste novo foco”, afirma Luciano Schechtel, coordenador técnico do MBA em Gestão de Compras. Um dos módulos de destaque é o Strategic Sourcing, concebido para trabalhar a visão estratégica do comprador, que deve verificar o que é importante comprar olhando para dentro da empresa e, posteriormente, analisando o mercado. “O profissional da área de compras não deve apenas buscar o maior desconto possível, é preciso fazer um acompanhamento da estratégia da empresa e se perguntar sempre de que forma ele deve se aliar ao fornecedor para oferecer a melhor solução para o cliente”, destaca Schechtel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s