24% dos advogados ficam mais de seis meses sem receber dos clientes

Com o aumento da inadimplência no Brasil, a ProJuris, empresa que desenvolve softwares para gestão jurídica, em conjunto com a sua Central de Pesquisa, mapeou como os advogados lidam com a inadimplência no país. A pesquisa constatou que apenas 32% dos escritórios possuem inadimplência acima de 10%. O levantamento, realizado entre os dias 14 e 21 de julho, contou com participação de 152 advogados.

Segundo a pesquisa, quando perguntados sobre a média de tempo que o cliente tem uma dívida com um escritório, 30% dos advogados informaram que o débito não passa de um mês, já 20% responderam mais de dois meses, 24% mais de seis meses, 16% recebem os pagamentos com mais de uma semana e 9% em mais de um ano.

As perguntas também questionaram os advogados se há alguém responsável pela cobrança no escritório de advocacia: 45% responderam que não há uma pessoa responsável pelo setor de cobrança, já 31% não, pois são autônomos e 24% dos advogados responderam que existe uma pessoa responsável por esse setor no escritório.

Outra pergunta interessante é como a cobrança é feita pelos escritórios de advocacia – 60% via telefone, 24% o cliente é contatado via e-mail, 9% utilizam o WhatsApp, 5% a cobrança é por meio de contabilidade/ terceiros e 2% vão à casa do cliente para obter o pagamento. Quando perguntado como são cobrados em casos em que o acordo não é cumprido: 89% responderam que é Brando e 11% Austero.

“Quem conhece a rotina dos advogados sabe que o dia a dia é extremamente atribulado e cheio de atividades que precisam ser feitas fora do escritório. Foi surpreendente descobrir que apenas 24% dos entrevistados possuem uma pessoa focada em fazer as cobranças dentro do escritório. Outro fato interessante da pesquisa é que 89% dos entrevistados preferem uma maneira mais branda de lidar com os inadimplentes, mostrando grande flexibilidade em um mercado a princípio percebido como fechado”, comenta Sergio Cochela, CEO da ProJuris.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s