TOTVS implementa solução de data center da Cisco para impulsionar ofertas de cloud

Há cerca de dois anos e meio, a TOTVS observou um movimento acelerado de migração do mercado de software em direção à computação em nuvem. De olho na transformação que se desenhava, redesenhou suas aplicações e estabeleceu uma estratégia de Cloud. Foi nesse momento que o modelo de contratação de software por assinatura, o TOTVS Intera, entrou em cena, servindo de base para que a gigante de TI passasse a prover serviços de nuvem híbrida a partir do data center próprio e da infraestrutura contratada junto aos provedores de nuvem pública.

O novo modelo de abordagem ao mercado, no entanto, demandava uma infraestrutura de Cloud robusta o suficiente para suportar um volume intenso de dados e transações gerados pelos clientes que rapidamente aderiram ao modelo de assinatura de software, cenário que levou a TOTVS ao investimento em uma plataforma apoiada em servidores Cisco UCS, ambiente que garante eficiência no tráfego de dados entre as aplicações, com throughput de 40 GB.

Segundo Vinicius Mendes, gerente executivo de Cloud Computing e Data Center na TOTVS, a entrega de serviço através da nuvem passou a ser um padrão da empresa, o que se revelou um desafio em termos de escalabilidade, principalmente na hora de dimensionar o tamanho do projeto. “Por isso procuramos tecnologias que nos dessem flexibilidade para crescer”, explica.

Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia da TOTVS, diz que os planos da companhia na área de Cloud contavam com três iniciativas: homologar os parceiros provedores de nuvem pública; remodelar a forma como trabalhavam a Cloud privada, passando da tradicional entrega de serviços para um desenvolvimento em Openstack; e desenvolver uma plataforma para orquestrar e entregar a solução de forma transparente ao cliente, dando a mesma experiência a ele independente do ambiente, seja público ou privado.

Quando iniciou a pesquisa de mercado para decidir o fornecedor, a empresa buscou performance e escalabilidade, selecionando a solução Cisco, em um projeto realizado pela integradora Vortex. “Eles participaram ativamente do projeto, contribuindo para acelerar a adoção da solução”, diz o executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s