Hospital Oswaldo Cruz moderniza toda a infraestrutura de TI

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, contratou a Dimension Data em três projetos para modernizar seu data center, sistemas de telefonia e rede wireless.

Com 4 mil colaboradores e mais de 3.700 médicos ativos, o hospital tem uma alta demanda por serviços de saúde, e suas operações precisam estar sempre disponíveis. Qualquer instabilidade em sistemas pode impedir a comunicação entre pacientes, colaboradores e médicos.

Um dos projetos foi o do sistema de telefonia. O projeto tinha como objetivo trazer maior estabilidade no ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços, por meio de equipamentos de última geração. Ele contemplou todas as unidades do hospital – Complexo Hospitalar, Unidade Campo Belo, Unidade de Sustentabilidade Mooca e Centro de Obesidade e Diabetes.

Já foram instalados 1.500 aparelhos da Cisco, entre dispositivos sem fio, telefones convencionais, modelos com câmera para a gerência, entre outros. Para suportar essa modernização, a Dimension Data migrou os servidores físicos do hospital para uma infraestrutura virtual, baseada na linha de servidores de Blade UCS da Cisco. Associada à capacidade de “stateless computing”, ela contribuiu para a criação de um plano eficaz de recuperação de desastres. O objetivo principal era fazer com que o segundo data center (DR) suportasse as operações em um momento de crise do data center principal.

Depois do mapeamento de todos os serviços que rodavam no data center de produção e da montagem da arquitetura mais adequada no data center secundário, o resultado foi um ambiente quase 100% virtualizado, uma estrutura mais enxuta com a eliminação de dois racks de servidores físicos, gerando economia de espaço, de energia e de uso de ar condicionado, e o principal: disponibilidade contínua das operações. Além disso, a TI do hospital ganhou um melhor monitoramento do ambiente, com mais visibilidade e controle.

Por fim, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz precisava criar toda a estrutura de rede da nova Unidade Referenciada Vergueiro, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2017. A rede deveria estar ligada à matriz, onde os data centers estão localizados, e era preciso otimizar recursos para essa expansão, garantindo desempenho.

Os desafios e dificuldades aumentam quando a necessidade de extensão da rede wireless torna-se uma demanda do negócio. Com base nesses requisitos, o projeto foi adequado com o uso da linha de switches de alta performance e disponibilidade de resiliência da Cisco, o Nexus 9000 series. Tudo isso para que o usuário tenha a mesma experiência de rede de alta qualidade que já é oferecida na matriz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s