Chinesa CCCC levanta crédito para terminal no Porto de São Luís

A multinacional CCCC, gigante chinesa das áreas de construção e infraestrutura, está estruturando um financiamento de 1,4 bilhão de reais junto a instituições financeiras de seu país, para investimento no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Há três meses, a companhia assinou um acordo com o governo maranhense e a WPR, braço de infraestrutura do grupo WTorre, para a implantação de um terminal privativo destinado à movimentação de fertilizantes, granéis líquidos e carga geral, sobretudo celulose.

Orçado em 1,7 bilhão de reais, o projeto tem participação majoritária da CCCC, que detém 51% do empreendimento. Os 49% restantes pertencem à outra parceira privada, a WPR. A expectativa do grupo chinês é que a linha de crédito pleiteada junto aos bancos de seu país seja obtida até outubro, quando devem iniciar as obras do terminal. Os acionistas trabalham com um horizonte de três anos para a conclusão das obras do empreendimento.

O projeto será desenvolvido em uma área de 2 milhões de metros quadrados, com acesso direto à rodovia BR-135 (que liga o Maranhão a Minas Gerais) e às ferrovias Carajás e Transnordestina. Ele terá capacidade anual para movimentar 24,8 milhões de toneladas e, no futuro, pode incorporar um terminal para movimentação de contêineres. A CCCC figura entre os grupos chineses com maior apetite por investimentos no mercado brasileiro de infraestrutura. A empresa já controla no país a Concremat e tem interesse na licitações de ferrovias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s