Aliança Cultural Brasil-Japão inaugura Centro Cultural Aliança, em Pinheiros

No dia 29 de julho, a Aliança inaugura o seu Centro Cultural, a primeira sede própria da entidade, localizada na Rua Deputado Lacerda Franco, 328, em Pinheiros, São Paulo.

O novo espaço, com arquitetura moderna e inovadora, terá 751 m2 dedicados à realização de cursos de língua japonesa, artes e gastronomia, além de palestras e eventos culturais, com auditório, salas multiuso e um espaço voltado exclusivamente aos cursos de culinária japonesa.

Foram muitos anos de sacrifício e luta, em que a Aliança colocou recursos próprios para manter a obra, pedindo também apoio dos alunos e parceiros para continuar a construção. “Para essa obra tornar-se realidade, foi uma longa jornada. Hoje é uma realidade, não mais uma previsão. Chegamos à obra finalizada, mobiliada e estamos fazendo a limpeza para deixar tudo em ordem para a inauguração! Os eventos e atividades já tem um calendário montado, que será divulgado a partir da inauguração”, adianta o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro.

“Este é um sonho realizado e se deve principalmente aos diretores, todos voluntários, especialmente o engenheiro Sussumu Niyama e a arquiteta Rosana Nakano, que abraçaram a obra e são profissionais da área, e que apesar de seus afazeres, se dedicaram voluntariamente desde o começo do projeto até hoje, diariamente, para que o cronograma seja cumprido”, afirma o Dr. Oshiro.

Parcerias estratégicas

A sede foi construída com recursos próprios, graças aos esforços de inúmeros colaboradores e apoio do governo japonês e da Fundação Kunito Miyasaka, além de empresas como a Honda Automóveis, Toto Brasil, Bradesco, Fujitsu do Brasil, Furukawa, Consfat e Apoio Fundações.

O governo japonês doou os equipamentos para a estrutura das salas de aula. “A participação do Consulado Geral do Japão no Centro Cultural Aliança não se resumiu apenas ao aspecto financeiro. O fato do governo japonês e do Consulado acreditarem em nosso projeto foi fundamental para que nós nos engajássemos ainda mais na conclusão da obra, arregaçando as mangas para que tudo fosse adiante”, completa o Dr. Oshiro.

O Centro Cultural Aliança terá uma estratégia diferenciada para conquistar o público. “Somos uma instituição compacta, por isso vamos fazer as coisas de uma forma simples, implementando o Centro Cultural Aliança na região de Pinheiros, fora do circuito tradicional da comunidade japonesa, levando a difusão da cultura para uma região fora do comum, tentando atingir a população não nikkei. Para isso, vamos levar dentro do Centro Cultural duas unidades, uma voltada aos cursos de Língua Japonesa, e outro segmento exclusivo para Cultura e Artes”, explica o presidente da Aliança.

Entre os diferenciais do espaço, uma programação muito recheada de novidades e exclusivíssima. “Teremos o curso de instrumentos tradicionais japoneses com Shen Ribeiro; músicas clássicas eruditas com o maestro Ricardo Fukuda; a Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, do chef Shin Koike, e teremos também para supervisionar essa área de Cultura e Artes o nosso curador, Jo Takahashi, que aceitou o desafio de ser parceiro da Aliança”, comemora.

Estrutura do Centro Cultural

Com supervisão do engenheiro Sussumu Niyama e projeto da arquiteta Rosana Nakano, o Centro Cultural Aliança é um espaço cultural moderno e inovador, com 751 m2 de área total, numa ótima localização, próxima à estação Fradique Coutinho do metrô e com fácil acesso pelas principais vias da capital.

No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino da língua japonesa e uma extensa programação de cursos, palestras e eventos culturais. Além do Auditório Kunito Miyasaka, teremos um espaço voltado aos cursos de gastronomia japonesa, na Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, capitaneada pelo chef Shin Koike.

A Aliança Cultural Brasil-Japão foi fundada pelo poeta Guilherme de Almeida, em 1956, e já tem mais de 60 anos de história. Atualmente com 3000 alunos por ano, é a maior escola de língua japonesa da América Latina, atuando de maneira decisiva no intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

Cursos oferecidos na unidade

Língua Japonesa – Marugoto Aliança (a partir de 13 anos)
Língua Japonesa – Infanto-Juvenil (6 a 12 anos)
Música Clássica – Maestro Ricardo Fukuda
Música Tradicional Japonesa – Shen Ribeiro
Escola de Culinária Japonesa de São Paulo – chef Shin Koike
Origami (dobraduras) – Alice Haga e Mari Kanegae
Ikebana (arranjo floral) – Lina Kawamura
Shodô (caligrafia japonesa) – Elcio Yokoyama
Washi-ê (colagem com papel washi) – Luiza Okubo
Etiqueta Japonesa – Lumi Toyoda
Kirigami (origami arquitetônico) – Naomi Uezu e Marcelo Taba
Sumiê (pintura com tinta sumi) – Suely Shiba
Mangá (desenhos) – Fábio Shin
Orinuno (origami em tecido) – Thais Kato
Furoshiki (embalagem japonesa) – Sofia Nanka Kamatani
Soroban (ábaco japonês)

Centro Cultural Aliança

Inauguração em 29/07/2017
Início dos cursos em 02/08/2017
Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros
Telefone: 11-3209-6630
E-mail: pinheiros@aliancacultural.org.br
Site: http://www.aliancacultural.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s