Faturamento mundial das lojas de apps cresce 56% em um ano

O faturamento mundial combinado de App Store e da Google Play sem contar games foi de US$ 2,43 bilhões no segundo trimestre, o que representa um crescimento de 56% em um ano, de acordo com relatório publicado pela empresa de inteligência de mercado Sensor Tower. A receita da App Store sozinha passou de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,9 bilhão, nesse intervalo. E aquela da Google Play subiu de US$ 294 milhões para US$ 506 milhões.

O volume trimestral de downloads somando as duas lojas, por sua vez, aumentou 12% em um ano, passando de 11,7 bilhões para 13,2 bilhões. Mais uma vez, não está computada a categoria de jogos. A Google Play sozinha subiu de 7,3 bilhões para 8,6 bilhões. E a App Store passou de 4,4 bilhões para 4,6 bilhões.

Ranking

O Netflix foi o aplicativo com maior receita no segundo trimestre no mundo, somando Android e iOS (exceto games), de acordo com a Sensor Tower. É o terceiro trimestre seguido que o app de streaming de filmes e séries ocupa a primeira posição. Pelos cálculos da empresa de inteligência em conteúdo móvel, a receita trimestral do Netflix nas lojas de aplicativos cresceu 233% em um ano, passando de US$ 46 milhões para US$ 156 milhões.

Cabe destacar que boa parte do faturamento da Netflix acontece fora das lojas de apps, com pagamento via cartão de crédito diretamente em seu site. No relatório financeiro apresentado na última segunda-feira, 17, a Netflix teve um faturamento total de US$ 2,6 bilhões com o streaming global (set-top-boxes, smart TVs, PCs e plataformas móveis), um acréscimo de 36% ante US$ 1,9 bilhão do segundo tri de 2016.

A Sensor Tower aponta que o crescimento da Netflix foi bem superior em comparação ao seu rival Hulu (+22%), no mesmo intervalo de tempo. E seu incremento foi bem acima da média de todos os apps nos dois marketplaces (+56%).

Quando analisado o ranking da Google Play sozinha, a liderança em receita fica com o Google Drive. No entanto, a Sensor Tower não revelou o montante de sua receita. No ranking geral (considerando App Store e Play Store), o Drive figurou na quinta posição e ficou atrás de Line, Tinder, Pandora e Netflix.

Em downloads globais, o WhatsApp lidera a soma nas duas lojas, seguido por Facebook, Facebook Messenger, Instagram, Snapchat, YouTube, SHAREit, Uber, UC Browser e Spotify, nesta ordem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s