Preços dos materiais de construção têm queda acentuada

Depois da alta registrada de 0,7% em maio, o nível de preços dos materiais de construção no Estado de São Paulo apresentou uma forte retração: – 1,10% em relação ao mês anterior, conforme dados do INCC/Sinapi, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação interanual, o percentual de junho de 2017 é inferior ao verificado em 2016, período no qual os preços acumularam alta de 0,34%. Esse resultado marca o nível mais baixo para o mês na série histórica do índice.

Em doze meses, de julho de 2016 a junho de 2017, os preços dos materiais de construção no Estado de São Paulo sofreram alta de 2,25%, valor inferior ao registrado no período de julho de 2015 a junho de 2016, no qual o indicador atingiu 2,37%.

Ao se analisar os subitens do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)/IBGE, mês de junho, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), é possível observar redução nos preços de revestimentos (-9,43%), tijolos (-0,67%) e material hidráulico (-0,35%). No Brasil, em junho, quatro dos treze itens analisados sofreram recuo em seus valores. Os destaques são material elétrico (-0,67%), revestimentos (-2,93%), cimento (-0,46 %) e tijolos (-0,57).

No acumulado em doze meses, em São Paulo, nota-se queda nos preços de cimento (-5,58%) e revestimentos (-10,41 %). Tendo como referência o mercado nacional, houve redução nos preços de cimento (-5,93%), revestimentos (-5,53%), tijolos (-1,29%) e material hidráulico (-0,5%).

Para o economista Jaime Vasconcelos, do Departamento de Economia e Pesquisas do Sincomavi, os números do INCC paulista em junho estão em consonância com a trajetória geral dos índices de preços no Brasil. “No mês, o IPCA registrou deflação de 0,23%, a primeira vez em 11 anos. Combustíveis, energia elétrica e transportes puxaram para baixo o indicador”, ressalta. E comenta: “Há uma deflação resultante de uma significativa recessão econômica e enfraquecimento geral da demanda”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s