Paranapanema assina acordo com Glencore e fortalece estrutura de capital

Dias d’Ávila, Bahia – A Paranapanema, maior produtora de cobre do Brasil, firmou um acordo de investimento com a empresa multinacional anglo-suíça Glencore, no contexto de seu processo de reestruturação, que visa retomar a plena atividade operacional da Paranapanema e a geração de valor para os seus acionistas.

Por este acordo, a Paranapanema poderá emitir novas ações que serão subscritas pela Glencore, resultando em um investimento de R$ 66.000.000,00 (ou aproximadamente USD$ 21.000.000,00). A operação está sujeita às condições habituais de fechamento, como as aprovações regulatórias e o aumento de capital a ser realizado pela Companhia, que serão posteriormente definidos pela Paranapanema, em conformidade com todos os aspectos regulatórios. Além disso, o acordo prevê que a Glencore indicará um membro para compor o conselho de administração da empresa, sujeito à aprovação dos acionistas da Paranapanema.

Segundo Marcos Camara, CEO da Paranapanema, o acordo representa forte confiança na plataforma de negócios da Paranapanema, única no mercado brasileiro. “A cooperação com a Glencore será muito frutífera, na medida em que uma grande variedade de oportunidades será explorada por ambas as empresas e criará valor para os respectivos acionistas”, explica o executivo.

A Glencore possui operações com cerca de 90 commodities e está presente em mais de 50 países, com 155 mil funcionários e receita anual na ordem de US$177 bilhões, sendo um dos maiores players de cobre do mundo, com produção de 1,4 milhão de toneladas por ano.

A Paranapanema está em fase de negociação com atuais acionistas para um possível investimento adicional. Também está em andamento um acordo com seus principais credores para o reperfilamento de seu endividamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s