Transpetro reduz custos em tecnologia migrando sistemas

A recente migração de algumas aplicações para a nuvem da Microsoft fez a Transpetro economizar mais que a metade dos gastos com contratos de hosting. Além disso, a implementação do Microsoft Azure trouxe ganho de escalabilidade, independência e redução de custos para a transportadora marítima. “Nosso contrato teve, a princípio, uma redução aproximada de custos de 50% com a Brasoftware. Na virada de 2016 para 2017 durante a renovação, tivemos uma redução de outros 10%. Ou seja, reduzimos os custos em mais da metade em relação aos modelos de consumo anteriores à migração para o Azure”, contou Alex Poloni, Gerente Setorial de Infraestrutura de TI da Transpetro.

Empresa de logística e transporte que tem como principal cliente a Petrobras, a Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira. Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.

O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento eficaz de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações). Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE passou a ser hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado em parceria com a Brasoftware no final do ano passado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s