Movida a energia solar, válvula combate vazamentos de água

Santo André – Em mais uma etapa da Operação Caça-Vazamentos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) instalou nesta terça-feira (18) uma válvula redutora de pressão (VRP) na rede de água da rua Evaristo de Morais (Jardim Stella). O setor foi escolhido devido às altas pressões registradas, que contribuem para uma incidência maior de vazamentos. Outra novidade do aparelho é que ele estará ativo via energia solar. O viés sustentável é uma iniciativa inédita do Semasa que também vai permitir economia de recursos, já que não será necessário ligar o equipamento à rede elétrica tradicional.

A válvula, mais moderna, ficará integrada ao sistema de telemetria e telecomando utilizado pela autarquia. Dessa forma, os técnicos poderão verificar o seu funcionamento, visualizar as pressões e vazões neste ponto, 24 horas por dia, e adequar as pressões na saída da rede, à distância. Junto à VRP também foi instalado um macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água no setor.

A válvula redutora de pressão é um equipamento instalado junto à rede de água e que tem por objetivo reduzir a pressão da água para níveis mais adequados, melhorando o sistema e sua eficiência. A instalação do equipamento no Jardim Stella também vai contribuir para aumentar a vida útil das redes e ligações domiciliares do setor, diminuindo o número de vazamentos no local.

Até o fim do ano o Semasa pretende instalar mais 4 equipamentos do tipo nos setores Paraíso, Vila Vitória e Miami.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s