Empresas japonesas buscam parceiros no Brasil

Em 2016, o Japão figurou como o terceiro principal parceiro comercial do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo. Os números do Ministério das Relações Exteriores dão conta da expressiva relação entre os dois países. Os japoneses possuem o sexto maior estoque de investimentos externos diretos (IEDs) no país, de US$ 26,8 bilhões, em 2014, e o fluxo de investimentos por aqui somou, em 2015, US$ 2,8 bilhões. A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é ponto prioritário da agenda bilateral, ainda com potencial a ser explorado. E, depois de tantos números, o comércio entre japoneses e brasileiros, especialmente dos setores de presentes, casa e decoração, também não quer ficar para trás. Um grupo de 15 companhias daquele país desembarca em São Paulo para participar da 32ª Paralela, entre os dias 24 e 27 de julho, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

As 15 empresas que vêm a São Paulo, com a coordenação da Japan External Trade Organization (JETRO) e altamente reconhecidas em feiras internacionais como a Gift Fair de Nova York, Maison & Objet de Paris e Ambiente de Frankfurt, trazem na bagagem o melhor de suas produções. Muitas peças, como diz o presidente da Jetro, Atsushi Okubo, são inéditas no Brasil. São artigos para mesa, utensílios para cozinha, adornos, acessórios, presentes e brindes. A seleção privilegiou produtos que facilitam o dia a dia e dão um toque exclusivo na ambientação contemporânea, além de agregar inovação e tecnologia nos produtos que deverão encher os olhos dos visitantes. “O mercado brasileiro é receptivo a novos produtos, sobretudo funcionais e com tecnologia agregada e que tenham design sofisticado. E esse encontro entre as duas culturas promove trocas em que os dois lados ganham muito”, diz Okubo.

A exemplo do que já ocorrera na última Paralela, também em São Paulo, as empresas japonesas buscam companhias parceiras no Brasil que apostem em seus produtos para comercialização no país. “A JETRO tem promovido ações nas áreas de design, arte e utensílios do lar desde 2009 por serem segmentos em que podemos fazer muitas trocas com os brasileiros. O Japão com sua técnica milenar produz artigos com muito esmero, feitos por artesãos cujo desafio maior é se superar em seu ofício a cada dia e oferecer produtos que sejam ao mesmo tempo tradicionais e modernos, e muito funcionais para o estilo de vida contemporâneo”, destaca Okubo.

As empresas que serão representadas pela Jetro durante a Paralela são a Akashiya, Aoshi, Ceramic Ai, Ginpo, GMC Toy’s Field, Ihara Kihan, Kimura Ohshido, Kirihara Works & Design, Minami Sangyo, Miyake Ceramics, Miyoshi, Peacherino, Suncraft Company Limited, Wakasa Nutri Center e Wasara. “As feiras de design são uma importante vitrine para os produtos japoneses, sobretudo quando o assunto é design, por atrair profissionais do segmento de arte e decoração. Aos poucos, a presença do Estande do Japão nas feiras de design e gift no Brasil tem ganhado o reconhecimento do público visitante”, argumenta o presidente da Jetro.

Há mais de 15 anos a Paralela mantém-se como um painel do que de melhor se produz em design autoral, alta decoração e artesanato contemporâneo no país. Reunindo designers consagrados ao lado de talentos nascentes e artesãos habilidosos, a feira é a oportunidade do público de conhecer uma ampla gama de lançamentos inovadores para lojistas, arquitetos, decoradores, designers e demais profissionais de áreas correlatas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s