Energia solar chega à habitação popular

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ligada ao governo do Estado de São Paulo, se prepara para lançar o edital para a construção de seu primeiro condomínio residencial vertical dotado de sistema de geração fotovoltaica. O Conjunto Habitacional Aparecida B, localizado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, contará com 152 módulos fotovoltaicos instalados no teto de quatro blocos de edifícios, que totalizarão uma capacidade de geração de 4.760 quilowatt hora por mês (KWh/mês).

Segundo a CDHU, que planeja licitar a obra até o mês de setembro, a energia gerada pelo sistema de captação solar será destinada principalmente às áreas comuns, como estacionamento, espaços de circulação no condomínio, os halls e escadas dos blocos residenciais.O excedente será transferido para a rede da distribuidora, fazendo com que o relógio de energia gire para os dois lados (consumo e geração de energia).

Como a companhia de habitação prevê uma geração média de 50 kWh/mês para cada habitação, a estimativa é que sistema resulte em uma economia mensal de cerca de 30 reais na conta de cada condômino. O residencial contará com 64 apartamentos, distribuídos em quatro blocos de quatro pavimentos cada, mais um Centro de Apoio ao Condomínio (CAC). O empreendimento terá ainda playgrounds, paisagismo e toda a infraestrutura de energia, gás, esgoto e água, medição individualizada de água, sistemas de drenagem e telefonia.

A CDHU destaca que o uso de placas fotovoltaicas em edifícios é resultado de projetos-pilotos implantados desde 2016 pelas secretarias estaduais da Habitação e de Energia e Mineração. Cerca de 25 moradias no estado já contam com esse sistema, possibilitando a compensação de energia elétrica com a rede pública. “Sempre estivemos na dianteira em inovações para moradias de interesse social, como projetos para individualização na medição de água e o uso de aquecedores solares para a água do chuveiro”, afirma Rodrigo Garcia, secretário estadual da Habitação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s